sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Refl. Ev. 1181 (Lc 6,39-42) 13/09/13

                                    
Precisamos enxergar bem, para poder andar no bom caminho.

Ele contou-lhes, também, uma parábola: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que observas o cisco que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando não percebes a trave que está no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no teu olho e, então, enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Lc 6,39-42).

Diante da cegueira de algumas pessoas que insistiam na lei da retribuição e não tanto na lei da misericórdia, da bondade e do perdão, Jesus conta a parábola acima. Ele compara essas pessoas a cegos que desejam conduzir outras pessoas. Por não enxergar o cego que deseja conduzir a outra pessoa levará a si e ao outro para o precipício. A causa da queda de ambos é que o cego não possui uma visão clara do caminho.
Diante dessa realidade da cegueira humana, Jesus não fica a lamentá-la apenas, mas propõe a cura dos olhos. Ele mesmo apresenta-se abrindo os olhos dos cegos a fim de que enxerguem o caminho da misericórdia, do perdão, da mansidão, da acolhida dos pecadores e dos diferentes, que é o próprio Deus, mostrado diariamente pelas palavras e ações de Jesus. Ele mesmo apresenta-se como o Caminho iluminado e seguro que conduz a todos para a casa do Pai.
Jesus não está desestimulando os educadores, os pedagogos, os que conduzem o ser humano. Jesus está dizendo que é loucura alguém que não enxerga bem querer conduzir o outro no bom caminho. Jesus está recomendando que os que desejam ser bons pedagogos necessitam primeiro limpar os seus olhos. Precisam, primeiro retirar os ciscos e traves dos seus olhos para poder conduzir bem.
O que seriam atualmente os ciscos e traves? Muito que se dizem pedagogos, professores, psicólogos, padres e educadores possuem óculos rachados pelos preconceitos, quebrados por traumas, sujos pelos pecados e imoralidades e pretendem conduzir outros. Certamente o resultado será um desastre para eles e para os conduzidos. Jesus apresenta o seu Evangelho como o colírio que limpa o olhar de todos os que querem ser bons pedagogos.
Nesse mês da Bíblia, somos convidados a passar nos nossos olhos o colírio da Palavra de Deus diariamente a fim de que a mesma purifique o nosso modo de ver e olhar as pessoas e o mundo. Jesus está oferecendo os seus óculos a todos nós seus irmãos e irmãs para que vejamos como ele via.
Com os olhos sarados pela Palavra e por Jesus podermos assumir a nossa missão de sermos bons condutores dos filhos, dos alunos, dos catequizandos, dos irmãos e das irmãs para o bem e, finalmente, para o Banquete do Reino de Deus.  
Que o Senhor nos dê a graça de superar os nossos preconceitos, purificar o nosso modo de ver e gradativamente chegar a ver como Jesus via, particularmente os nossos irmãos e irmãs. 

Que cheguemos a ver a todos como filhos e filhas amados de Deus e, portanto, merecedores do nosso amor cristão!




Pe. Arlindo Toneta
Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança 
Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário