quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Refl. Ev. 1180 (Lc 6,27-38) 12/09/13



Fazei bem aos que vos prejudicam.

“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai os do mesmo modo. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim. [...] Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Então, [...] Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado [...]”(Lc 6,27-38).

       Jesus está dizendo aos que o escutam o que é importante fazer. Na verdade, muitos ouvem o que Jesus está falando, mas não o escutam. Há pessoas que o ouvem como Herodes a João Batista, mas não se dispõem a por em prática aquele ensinamento. Jesus está passando um novo ensinamento aos que estão dispostos a acolher e viver de um jeito novo. Até então, o jeito era amar os amigos e odiar os inimigos. Fazer bem aos que faziam bem e mal aos maus. Jesus está trazendo algo novo, boa nova, evangelho. Qual é essa boa notícia?
      Jesus está dizendo que os seus seguidores viverão de um jeito novo. Eles amarão os inimigos e farão bem aos que fazem mal, assim como o Pai do Céu, que manda a chuva e o sol sobre os bons e maus, sem exclusões.  Não mais retribuirão o mal aos maus, mas o bem aos bons e aos maus, a amigos e inimigos. Eis o ensinamento novo trazido por Jesus há mais de dois mil anos e que ainda é novo para muitos batizados e que se dizem católicos militantes. Quando passamos esse ensinamento de Jesus muitos amigos nossos, que frequentam a Igreja, escandalizam-se com isso. Permanecem na Lei do Antigo Testamento: olho por olho e dente por dente. Jesus está convidando os filhos de Deus a viver à maneira do Pai do Céu, que faz o bem a todos.
       Amar os inimigos não significa esquecê-los, como muitos católicos dizem. “Eu não lhe farei mal, mas o ignorarei”. Amar os inimigos significa fazer-lhe o bem, falar bem deles e destacar as suas qualidades. Significa rezar para que superem o mal e assim sejam felizes também. Significa desejar que tenham saúde e vida para realizarem o bem e serem felizes. Em suma, amar os inimigos significa pedir que todas as bênçãos de Deus caiam sobre eles, se convertam e vivam como verdadeiros filhos de Deus.
       Há pessoas que argumentam dizendo que eles não merecem. Eu posso entender esse argumento, mas não justifica, pois eu mereço o melhor. O melhor é amar e fazer bem e não o mal. Eu mereço viver como filho de Deus e não posso permitir que outro sequestre de mim essa decisão. Como filho de Deus eu desejo o melhor para todos. Ao fazer o bem para amigos e inimigos eu estou fazendo bem para mim. Da fonte boa não pode brotar água boa e água ruim. Dela brota água boa para todos os que têm sede. A fonte não faz distinções de sedentos. A todos dessedenta com generosidade.
        A fonte boa continua humilde, misericordiosa, generosa e bondosa diante de bons e ruins. Diante desse cântico vivo de bondade e generosidade os ruins e vingativos, poderão sentir-se atraídos à mudança e conversão.
Queridos irmãos e irmãs! Eis o jeito de viver como filhos e filhas de Deus. Viver como filhos de Deus, libertos pelo amor, ou escravos do ódio e do desejo de vingança depende de cada um de nós. Da decisão que cada um de nós tomar dependerá mais uma fonte de amor e bondade ou uma fonte de ódio e guerra.

Um abraço fraterno a todos, bons e menos bons.



Pe. Arlindo Toneta – Pároco – Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário