quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

NATAL EM FAMÍLIA

Natal é Cristo que nasce; natal é Cristo que vem; nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém. Que maravilhoso é tomar consciência que o Natal é Deus que entra na nossa história e na nossa casa e quer caminhar conosco! Que lindo e empolgante é saber que o nosso Deus se fez pessoa humana para caminhar conosco! Que alegria nos traz a certeza que somos homens e mulheres com endereço certo, isto é, Jesus, caminho,verdade que nos conduz à vida plena e feliz!
Em Adão e Eva o pecado encheu de egoísmo a base da família. O resultado foi: pai acusando a mãe e os filhos, um irmão matando o outro. Podemos ler isso nos primeiros capítulos da Bíblia.  Deus, que não fica alheio aos sofrimentos humanos, quis nascer no coração de um casal para santificar novamente o matrimônio. Deus pediu licença a Maria e a José para estabelecer morada nos seus corações. O sim deles fez brilhar uma nova luz na escuridão do egoísmo. O sim de Maria e de José trouxe Deus ao coração da família.  O Menino Deus nasceu numa família e assim trouxe para a mesma a possibilidade de celebrar novamente o Natal.
Neste ano, Deus está pedindo licença para entrar no teu matrimônio, não para bisbilhotar ou condenar, mas para devolver o paraíso perdido pelo pecado. Ele quer dar de presente o paraíso a todos os casais da terra para que vivam intensamente o verdadeiro espírito de Natal. Ele quer expulsar as trevas do egoísmo e do pecado dos corações dos casais, para que voltem a viver a verdadeira lua de mel, pensada por Deus.  Presentes materiais, viagens, comes e bebes não são suficientes para encher de significado a vida de um casal e, consequentemente, de uma família. 
Quantas famílias neste natal irão às compras tentando satisfazer a sede de amor dos seus corações! O tênis novo depois de alguns dias enjoará. O carro novo o ladrão, talvez, roubará. O panetone uma vez consumido, a fome voltará a mostrar a sua face. Só Jesus saciou a fome de amor da samaritana que já estava no sexto marido (cf Jo 4). A solução não é trocar de marido ou de esposa, mas trocar de atitude. A solução não é encher a vida com bens materiais, que em si são bons. A solução é colocar Deus dentro do matrimônio. Quando Deus entra no matrimônio ele devolve ao casal a alegria e a paz. Todas as coisas ocupam o seu devido lugar.  A mãe de Jesus ensina que quando o casal resolve acolher Jesus e viver o seu ensinamento, ele deixa de ser um consumidor e se torna um servidor e o vinho da alegria não faltará mais na sua casa.
Neste natal, fazemos votos de que todas as nossas queridas famílias se preparem dignamente para celebrar o verdadeiro espírito de Natal. Que possam receber o verdadeiro presente de Natal. Que as pessoas não se limitem a trocar presentes materiais! Que os casais, base da família, à semelhança de Maria e José abram os seus corações para acolher Jesus! Que os filhos possam partilhar com os pais o presente mais doce, isto é, Jesus, o verdadeiro presente do Céu! Que os anjos possam novamente cantar na gruta da família e dos corações: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra às famílias de boa vontade”!

Um Feliz e Santo Natal, repleto de Deus e um 2016 com muitas oportunidades para crescer em sabedoria e graça diante de Deus e das pessoas.








Pe. Arlindo Toneta  -  MI

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR

2 comentários: