terça-feira, 1 de dezembro de 2015

UM LUGAR PARA JESUS


Eu quero preparar um presépio na minha casa. Não aguento mais, todo ano contemplar o presépio na Igreja, e não vê-lo na minha casa. Quero montar o presépio no recinto do meu lar. Quero prepará-lo juntamente com os meus familiares. Quero envolver os meus filhos, a minha esposa, o meu marido, o nono, a nona e os netos nessa empreitada.  A princípio, pode acontecer que nem todos topem, mas não vou mais me omitir. Não vou aceitar apenas um natal de comes e bebes e trocas de presentes do shopping. Quero que o presente do Céu, Jesus de Nazaré, entre na minha casa e na vida dos meus. Por isso, buscarei envolver a todos, para que, de alguma forma, experimentem as verdadeiras alegrias do natal.

No decorrer da minha vida já vi inúmeros presépios nas Igrejas e, até em praças públicas. Por isso, não me faltam idéias para montá-lo. Eu quero, porém, montar um presépio original. Quero montar um presépio vivo e não apenas com figuras inanimadas. Quero que cada membro da minha casa faça parte desse presépio, não como figuras decorativas, mas como facilitadores do nascimento de Jesus. Para que isso aconteça vou lançar mão de alguns recursos.
Vou reunir a minha família para fazer a novena em preparação ao Natal. Para isso posso valer-me dos livrinhos da novena que estão disponíveis nas secretarias das Capelas e da Matriz. Com esse material em mãos reunirei a minha comunidade familiar para rezar, para cantar e para meditar os nove temas, muito bem pensados e preparados, que nos ajudarão a montar o presépio vivo.
Procurarei também, retirar de dentro de casa tudo aquilo que dificulta ou impede a montagem do presépio. Retirarei o ódio, a inveja, o ciúme, o desejo de vingança, a maldade e o egoísmo. Vou retirar toda a violência e brigas desnecessárias da minha casa.  Os vícios, a preocupação exagerada com os bens materiais e maus hábitos são outros empecilhos para que Jesus encontre em minha casa um bom lugar para nascer. Jesus não costuma arrombar a porta da casa de ninguém. Ele pede licença, como fez na casa de Maria e de José. Diante disso, eu e a minha casa, facilitaremos a entrada dele. Lançaremos mão do maravilhoso Sacramento da Misericórdia. Eu e a minha família, confessaremos todos os nossos pecados que interrompem a comunicação entre nós e com Deus.
Se depender de mim e da minha família ele não terá mais que nascer num estábulo, bafejado por burros, ovelhas e bois, mas será acolhido e acarinhado em nossa casa, e, particularmente no coração de cada um de nós. Ele nascerá na minha família. Com isso eu poderei contemplá-lo no rosto da minha esposa e do meu marido. Quero beijá-lo no rosto dos meus filhos. Quero percebê-lo no rosto da minha sogra e da minha empregada! Não quero mais contemplá-lo apenas numa imagem inanimada. Quero poder acolhê-lo e abraçá-lo em cada irmão e em cada irmã, a partir do presépio da minha casa.
Eu sei que, através da família de Nazaré, Deus quis entrar em todas as famílias do mundo. Deus quis entrar para que o amor de Deus reinasse nas famílias e não apenas na grande Igreja. Deus se fez pessoa humana para que no rosto de cada irmão pudéssemos visualizar a face dele e pudéssemos acolhê-lo e amá-lo em cada irmão. Por isso, não perderei a oportunidade. Neste Natal, farei da minha casa um presépio. Um presépio com membros vivos. Um presépio onde Jesus não será abrigado numa manjedoura, mas no coração dos meus familiares. Com isso, ele resplandecerá no rosto dos meus. Recebendo esse presente do Céu a minha casa, certamente, será um presépio maravilhoso, isto é, cheio de bolinhas de ternura, de serviço, de respeito, de alegria e de paz. 

Por favor, meu irmão e minha irmã, faça da tua casa um lugar para Jesus nascer. Com isso, eu poderei te saudar com um efusivo: FELIZ NATAL!





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 



Nenhum comentário:

Postar um comentário