sábado, 19 de dezembro de 2015

NOSSA ORIGEM E SALVAÇÃO ESTÃO EM DEUS

Há milênios a Palavra de Deus vai nos dizendo que a nossa origem está em Deus. Nas diversas histórias que narram a origem do homem, a Bíblia aponta para Deus, mesmo que ela não tenha a pretensão de dizer exatamente como ele nos criou. Cabe à ciência a investigação científica que aponta para diversas teorias a respeito da origem do homem, tais como: Evolucionista e o Big-bang. Com isso, a ciência não tira Deus da origem primeira. Esse organizador do universo, segundo os gregos, ou criador, segundo o pensamento hebreu cristão permanece. Não se trata, portanto, de opor a ciência, que investiga a nossa origem, e a nossa fé em Deus, que acolhe a sua Palavra como verdade revelada.
Estando já bem próximos do Natal do Senhor, nos deparamos com o Evangelho de Mateus ( Mt 1,1-17) que apresenta a genealogia de Jesus a partir de Abraão, o Pai das promessas feitas por Deus,  uma vez que ele direciona o seu evangelho, sobretudo, para os judeus. Em Lucas ( Lc 3,23-37) , no entanto,  observamos que a genealogia de Jesus parte dele e vai até Adão e finalmente até Deus. Isso tudo para dizer, de alguma forma, que Deus está na origem não só da criação, mas, particularmente, do plano da nossa salvação.
Desde a queda de Adão e Eva, o Pai do Céu, que não abandona os seus filhos por conta dos seus pecados, pensou em resgatar das malhas do egoísmo os seres humanos. Não poupou esforços mandando Profetas, Juízes, Sábios para essa façanha. Porém, os homens insistiram em ignorar as suas raízes. Finalmente mandou o seu Filho, nascido numa família, para romper as malhas do desamor que aprisionava os seus filhos. Porém, apenas alguns o acolheram e experimentaram o infinito amor do Pai.
Na véspera da celebração de mais um Natal do Senhor, que está na origem de tudo e deseja a nossa salvação, mais uma vez somos convidados a abrir as portas dos nossos corações amarrados pelos pecados, a fim de acolher o amor misericordioso do Pai, que nos criou para a felicidade e não para a frustração.
Toda a árvore que despreza as suas raízes, porque dela se separa ou porque algum inseto as ataca, acaba morrendo por falta de seiva. Queridos irmãos e irmãs! Nós também não podemos ignorar as nossas raízes, que estão em Deus, sob pena, de morrer escravos do egoísmo e do pecado. Portanto, queridos leitores, eis o tempo favorável, eis o tempo de abrir a portas para nos conectar de novo as nossas raízes que estão em Deus. 

Jesus assumiu a carne humana para dizer que está conosco a fim de nos ajudar a vincular as nossas vidas ao Criador. Ele desceu do trono de glória a fim de nos ensinar o caminho da Salvação que nos liga às raízes, que estão em Deus. Ele quer entrar na nossa família e na nossa vida para apresentar-nos o caminho da Salvação, que é Ele mesmo. Portanto, queridos leitores, mergulhemos nas origens e colhamos a salvação, que Deus quer dar a todos. 








Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 




Nenhum comentário:

Postar um comentário