terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ALEGRA-TE, O SENHOR ESTÁ CONTIGO!



No exercício do nosso ministério nos damos conta que muitas pessoas andam assustadas. Estão cheias de medo em relação ao futuro, às pessoas, aos filhos, aos alunos, à polícia, aos ladroes, etc, etc. Parecem que se movem pelo medo, ou melhor, estão paralisadas pelo medo e, consequentemente, vivem tristes. Já nos dizia Mira Lopes no seu livro os Quatro Gigantes da Alma, que o medo é um gigante que nos acorrenta, empobrece e entristece.
É verdade que estamos vivendo num país que não está fácil não, mas a boa notícia da festa de hoje, que certamente não será veiculada pelos jornais nacionais é que apesar de tudo, podemos e merecemos viver cheios de alegria. A festa da Imaculada Conceição, que celebramos no dia 08 de dezembro, nos coloca diante dessa boa nova. Basta que leiamos o Evangelho de Lucas (Lc 1,26-38) e logo o nosso coração poderá se encher de esperança e alegria.
Focando um pouco melhor, vemos o Anjo Gabriel entrando na casa de Maria e convidando-a à alegria porque o Senhor estava com ela. “Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo! ” (Lc 1,28). Maria se encheu de alegria e coragem de fazer tudo o que o Senhor pedia, apesar das dificuldades que surgiram no seu dia a dia. Com a certeza de que Deus estava com ela desafiou o gigante do medo e se tornou mãe do Salvador e, consequentemente, corredentora nossa.
Diante dessa revelação maravilhosa não podemos mais ser reféns do medo. Podemos assumir a nossa condição de batizados, membros da família de Deus. O anjo do Senhor nos assegura, como a Maria, que o Senhor está conosco e deseja estar sempre mais próximo de nós. Se ele está conosco e nós temos o desejo de nos conectar sempre mais a Ele podemos expulsar o medo do futuro, o medo de não dar conta da educação dos filhos, o medo de morrer, o medo das pessoas, o medo da infidelidade do outro, o medo de não ter saúde, o medo de sermos fracassados.
Lamento informar aos que insistem em andam longe de Deus que o medo pode ser o seu companheiro permanente de caminhada ou de frustração. Por outro lado, se o medo é o seu companheiro de caminhada, ainda hoje, quero consolá-lo com a boa notícia do Natal do Senhor que está batendo às nossas portas. Deus não se cansa de procurar o seu filho e filha.  Abra o coração e deixe Jesus entrar. Ele, seguramente, expulsará o gigante do medo que o assusta e entristece. Ele trará o gigante do amor que encherá o seu coração de coragem e alegria.  Ele será o seu presente de Natal, que nada e ninguém mais roubará.

Em suma, meus caros leitores, ser refém do medo ou semeador de alegria e paz, não mais depende de Deus. Depende unicamente de você abrir a porta do seu coração para Jesus entrar. Se você abrir a porta Ele vai entrar e expulsar esse medo que adoece e entristece a sua alma. No seu lugar entronizará o amor, que serve a todos com grande criatividade e alegria a exemplo da Imaculada Conceição, que com a sua chegada encheu de alegria e serviço a casa de Isabel e Zacarias.




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 



Nenhum comentário:

Postar um comentário