sábado, 12 de dezembro de 2015

O QUE DEVEMOS FAZER?

Nesse terceiro domingo de preparação para o Natal do Senhor a Palavra de Deus nos convida à alegria, pois o Senhor não está longe. Aliás, o Profeta Sofonias afirma que o Senhor está no meio do seu povo (cf Sf 3,14-18). Portanto, se ele está no meio de nós e caminhando conosco temos motivos fortes para não permanecer no luto e no pranto. Podemos e devemos nos alegrar, pois o Libertador de todos os males está conosco.
Na segunda leitura São Paulo nos convida a alegrar-nos sempre no Senhor e não apenas por alguns momentos, pois o Senhor está próximo de nós (cf Fl 4,4-7). Não somos indivíduos desamparados por Deus à semelhança do que ocorre com os nossos governantes, que cobram impostos e no mais nos abandonam. Aliás, ele quer morar conosco. Ele quer fixar morada na nossa casa e, sobretudo, dentro do nosso coração. Uma vez que abrimos as nossas portas ele se instala dentro para nos ouvir, apoiar e ajudar. Essa verdade natalina garantirá a paz e a alegria em nosso coração.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, a alegria é fruto maduro que brota de dentro de cada um de nós e não vem necessariamente de fora.  Muitos procuram a paz e alegria apenas no exterior, nas coisas, nos shoppings, nos hipermercados, na loteria, nos outros. Na verdade, a alegria natalina mais pura vem de Deus. Vem de Deus acolhido e amado na família e no coração das pessoas que o acolhem. 
Por outro lado, queridos leitores, essa alegria pode ser estragada por três atitudes pecaminosas da nossa parte, ou seja, ganância, injustiça e abuso de poder, mencionadas pelo profeta João Batista no Evangelho de Lucas (cf Lc 3,10-18). Ainda hoje esses perigos apanham inúmeros irmãos nossos e com isso, a alegria natalina se resume em comilanças e “gastolândias”. Que pena que grande parte do nosso povo seja refém dessa arapuca!
Diante disso o profeta aponta três caminhos para manter e cultivar a verdadeira alegria natalina, ou seja, a partilha, a justiça e o poder como serviço. A partilha com os necessitados, repartindo o temos a mais e também aquilo que nos fará falta. Sermos justos e não nos apossarmos do dinheiro e dos bens que não nos pertencem. Além disso, não cobrando de ninguém aquilo que não nos é devido. Finalmente usarmos do poder policial, sacerdotal ou político para servir e jamais para oprimir.
Pastoralmente nós podemos continuar perguntando ao Profeta João: E nós Pais, Mães e Filhos que compomos a família o que devemos fazer para criar um clima de natal e consequentemente de grande alegria em nossa casa? O que mudar, o que acrescentar, como nos relacional melhor?
Podemos continuar perguntando às pessoas: Você que bebe exageradamente ou usa drogas criando um clima infernal e de grande tristeza na casa, o que é mesmo que deve fazer para ganhar O Presente de Natal?  Como você pode preparar melhor o caminho do Senhor e da Alegria Natalina? Você que está brigado com o pai, com a Mãe, com o irmão e com o vizinho, o que você pode fazer neste ano do perdão misericordioso para recuperar a paz e a alegria? Você que faz fofoca da vida alheia, espalhando mal estar na comunidade e na família, o que você pode fazer para ser um semeador de bondade e alegria? Você que diz não ter tempo para Deus, pois os afazeres e negócios lhe tomam todo o tempo, o que você pode fazer para recuperar a paz e a alegria que nada e ninguém lhe roubam?

Peçamos ao Pai do Céu que nos inspire o que de melhor podemos e devemos fazer para que a paz e a alegria retornem aos nossos corações e famílias, de onde nunca deviriam ter saído. Além da inspiração, peçamos a vontade firme de tomar a iniciativa para fazer a nossa parte sem esperar que os outros tomem a iniciativa.






Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 





Nenhum comentário:

Postar um comentário