terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O PRESÉPIO ORIGINAL


Conta-se que o primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis, após ter visitado a Terra Santa. No ano de 1223 ele teve a ideia de encenar o nascimento de Jesus, criando o primeiro presépio, com o objetivo de trazer mais próximo do povo aquele acontecimento onde Deus abraçou a humanidade para redimi-la. A partir daí espalhou-se pelo mundo todo o costume de montar presépios para recordar o nascimento do Salvador.

       Porém não é desse presépio que desejamos falar. Queremos falar de um presépio original, criado por Deus e não por mãos humanas. Presépio esse criado com imenso carinho para que resplandecesse a sua luz e a sua paz. Estamos falando do homem e da mulher. Originalmente Deus os fez para que abrigassem a ele mesmo. Deus os fez de barro, mas soprou dentro deles o seu hálito, isto é, Ele mesmo.
Portanto, caros leitores, o primeiro presépio pensado por Deus é o ser humano mesmo. Presépio este estragado pelo pecado do egoísmo que expulsou Deus e, por isso mesmo, colheu a discórdia, a maldade, o ódio, a amargura e a morte.
Na festa de Natal, queridos leitores, o Senhor nos chama a preparar o presépio do nosso corpo para acolher o Salvador, de onde nunca deveria ter sido expulso. Cabe a cada um de nós, auxiliados pelos irmãos e pela comunidade embelezar esse corpo de tal forma que se torne um maravilhoso presépio para acolher o nascimento do Menino Deus.  
Notemos o testemunho de Maria de Nazaré, que aparece na leitura do Evangelho desse quarto domingo do advento (Lc 1,39-45). Com o seu corpo cheia de Deus ela descobre a sua missão na comunidade. Corre ao encontro da Prima e do Primo nas montanhas de Aincarin. Ao chegar à casa a alegria toma conta de toda a família. Os cânticos de alegria brotam da boca de Isabel, de Zacarias e de Maria. Até o menino que estava no ventre de Izabel pulou de alegria.  Com a chegada de Maria cheia de Deus, chegou o presépio original. Chegou para trazer serviço, alegria e paz para todos, eis a grande mensagem.
Na Carta aos Hebreus (Hb 10,5-10) encontramos que Cristo ao entrar no mundo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo.... Um corpo para fazer a tua vontade”. De fato, Jesus não ofereceu sacrifícios de bois ou bezerros, mas ofereceu-se inteiramente para lavar os pés da humanidade.
Queridos irmãos! Nós também recebemos um corpo para torná-lo morada de Deus. Para fazer dele o presépio do Salvador, que irradia a luz, a paz, a misericórdia, o serviço gratuito e a alegria de quem se sabe portador do presente de Natal, ou seja, de Cristo Jesus.
Jesus está à porta do teu coração e pergunta: “Tem lugar preparado para mim? ” Estou convencido que muitos irmãos nossos estão com o seu corpo e coração bem preparados para acolher o Salvador. Claro que ele já está presente, mas sempre é possível estreitar um pouco mais os laços com Jesus. Ele deseja entrar para enriquecer o seu coração e o seu corpo. Ele trará o Presente por excelência, isto é, Ele mesmo cheio de Amor e bondade para que você consiga irradiar com as palavras e os gestos todo o Amor do Céu na terra do teu corpo.

Abra a porta da tua vida, expulse toda a treva do egoísmo e do pecado e acolha o Salvador, tornando-te um presépio cheio de luz e alegria para alegrar a tua família e a tua comunidade. Nisto você será a estrela de Natal guiando os seus irmãos para Deus. 








Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário