terça-feira, 22 de setembro de 2015

UM JEITO NOVO DE SER GRANDE

Vemos em Jesus de Nazaré um homem profundamente sábio, que soube aproveitar das tendências humanas inscritas na sua natureza para semear o Evangelho, isto é, a boa notícia do Reino de Deus. Ele não veio para frustrar a natureza humana, mas para Evangelizá-la.  Vejamos um exemplo dessa astúcia do Mestre.
Jesus está caminhando com os seus discípulos e enquanto caminhava vai revelando o amor do Pai que deseja que todos possam viver e sejam salvos. Por outro lado, nota que existe no coração dos seus discípulos um desejo enorme de grandeza. Em si um desejo maravilhoso, pois o homem não foi concebido por Deus para ser pequeno e insignificante. Foi concebido para ser rei e rainha da criação. Lamentavelmente, se dá conta que esse sonho foi invertido pelo pecado do egoísmo humano.  Por conta disso, os que se entendem grandes pisam por cima dos demais, escravizam e matam para conquistar postos elevados. Os seus discípulos são fruto da cultura do seu tempo e, por isso mesmo, estão contaminados por essa mentalidade que põe em risco a vida do outro.
Jesus, como sábio pedagogo, apanha esse sonho de grandeza que está no coração de cada ser humano e semeia a Boa Notícia. “Que bom que vocês querem ser grandes! Aliás, foi para isso que meu Pai vos criou. Eu apresento a vocês um jeito novo de ser grandes, sem fazer vítimas, ou excluir pessoas”. Pensem na curiosidade dos seus seguidores, pois Ele não está frustrando um sonho, mas apontando um jeito respeitoso de realizá-lo.
“Se alguém quiser ser o primeiro e o maior seja o servidor de todos!” Em outras palavras Jesus está dizendo: Superem a mentalidade opressora e encarnem a mentalidade do Pai do Céu. Acolham o outro como um presente do céu e não como um rival a ser vencido. Estejam sempre atentos às necessidades dos que estão no entorno.  Queiram ser servidores dos demais. Estejam sempre pronto a lavar os pés dos outros. Lavem os pés dos enfermos, dos idosos, das crianças, das esposas ou dos maridos, dos jovens e demais pessoas que se sentem abandonadas.
Eis, queridos leitores, o novo jeito de ser grande! Porém, poucos entenderam isso e poucos decidiram colocar em prática essa Boa Nova. Tanto é verdade que São Tiago, discípulo de Jesus, na sua carta (Tg 3,16-4,3) se confronta com essa raiz opressora do outro, que está na ganância e demais paixões egoístas que estão dentro do ser humano. Paixões essas, que produzem invejas, ciúmes, brigas, guerras e mortes nos primórdios da Igreja de Jesus.
Olhando para a nossa realidade política, social e religiosa, sentimos mais do que nunca a necessidade imperiosa de bradar sobre os telhados essa Boa Notícia de Jesus. Boa Notícia que poderia excluir as competições desleais que aniquilam os fracos. Jeito novo de ser grande que poria fim aos milhares de homens, mulheres e crianças em fuga pelo mundo afora por conta do egoísmo e da ganância! Se colocado em prática esse ensinamento a nossa política seria uma escola de servidores e não um covil de egoístas e ladrões.

Peçamos o dom da sabedoria para entender que Deus não criou filhos para serem pequenos e, muito menos, para um escravizar o outro. Ele nos pensou a todos e a todos grandes, conforme o seu coração grandioso e cheio de amor. Se ele nos criou para isso, peçamos a graça de viver a Boa Notícia de Jesus, pois é o único jeito de sermos todos grandes sem mais brigas, guerras e mortes. 







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 






Nenhum comentário:

Postar um comentário