sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O PERFUME DA PECADORA

No universo da perfumaria podemos encontrar uma variedade imensa para homens e para mulheres. Podemos escolher os franceses, os italianos, os chineses e os nacionais, que já possuem uma boa qualidade. Dependendo da grana podemos adquirir os mais caros ou os mais baratos. O mais importante é poder sair perfumado, em respeito ao outro ou até mesmo para dizer que somos cheirosos, porque na realidade somos fedidos mesmo.
Mas qual será o perfume usado pela mulher, da qual fala o Evangelho de Lucas (Lc 7, 36-50), para perfumar os pés de Jesus? Segundo Judas Iscariotes, era um perfume muito caro. Na verdade, não sabemos bem qual o nome do perfume que ela usou para ungir os pés de Jesus. Sabemos, porém, qual a essência daquele perfume que agradou tanto a Jesus.
Essa essência, certamente ela não adquiriu em algum laboratório famoso, mas extraiu do seu coração sedento de amor verdadeiro. Cansada de ser usada como objeto de comércio viu em Jesus o poço do amor verdadeiro. Sem ser convidada pelo dono da festa sentiu-se convidada por Jesus, que era rico em misericórdia, e entrou nela sob o olhar malicioso dos convivas e aproximou-se do convidado mais ilustre de Simão, certa de não ser julgada e muito menos condenada.  Chorando abriu o vaso com o perfume e foi derramando o mesmo sobre os pés dele acrescentando a essência, que Jesus apreciou sobremaneira, ou seja, o seu amor puro e verdadeiro, apesar de ferido e machucado.
Eis queridos irmãos o ensinamento maravilhoso do Mestre dos mestres. Para agradar a Jesus não é suficiente comprar perfumes nacionais ou importados para os nossos amigos ou familiares. O que conta mais é a essência que acrescentamos aos perfumes. Nem importa se é simples ou mais caro, o que conta realmente é porque damos o perfume ou um beijo. Judas com um beijo traiu o Jesus.
A essência é que valoriza o perfume que oferecemos aos irmãos e as irmãs. Se o amor puro comandar a nossa ação o tipo do perfume é de menor importância. Se houver a essência, em breve as nossas famílias estarão perfumadas pelo amor misericordioso. As nossas festas serão uma delícia, pois o amor será a música de fundo que animará as mesmas. Das nossas Igrejas correrão rios de perfume precioso que envolverá a todos, alegrando a Jesus e aos seus irmãos e suas irmãs.

Com isso não estamos dispensando os nossos irmãos e irmãs que comercializam perfumes para tornar-nos cheirosos. Estaremos sim, agregando a essência mais valiosa, que perfuma as nossas relações e permite edificar a Civilização do Amor, a partir da família, da qual o mundo está um tanto carente, mesmo depois de dois mil anos de cristianismo. 







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 





Nenhum comentário:

Postar um comentário