quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PROCURAVA VER JESUS

Uma multidão de brasileiros atravessou a fronteira do Brasil para ir à Assunção, capital do Paraguai, somente para ver e ouvir a o Papa Francisco. Mas quem é Francisco, para tanto esforço? Conforme ele mesmo se definiu no início do seu pontificado, é um grande pecador. Além disso, é um argentino. Mesmo assim tantos olhos querem ver o Papa. Para refrescar a memória, basta recordar a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013. Mais de 3 milhões de pessoas se aglomeravam na praia de Copa Cabana para ouvir e ver o nosso querido argentino, que acolhe e abraça a todos sem distinções.
Na Palestina apareceu um tal de Jesus que falava como ninguém e mais do que isso, acolhia a todos e realizava grandes curas. Multidões corriam atrás dele, cada um com seus interesses pessoais. Uns para comer pão, pois ele multiplicava pães, outros para serem curados de seus males e um grande grupo porque estava encantado com a sua proposta de viver, expressada particularmente, na oração do Pai Nosso e no Sermão da Montanha.
Enfim, todos queriam ver Jesus, inclusive os mandatários, como Herodes. Mas havia dificuldades para isso. Dificuldades externas e internas para a contemplação do Filho de Deus. A multidão que o cercava era uma dificuldade externas que obstaculizava a livre contemplação dele. Porém, com um pouco de criatividade, a exemplo de Zaqueu que subiu na árvore, era suficiente para vencer essa barreira.
O maior obstáculo que dificultava Zaqueu, Herodes e outros tantos fariseus e doutores da lei não era externo, mas sim interno. Os preconceitos e os apegos ao poder, às riquezas e outras tantas picuinhas impediam os seus olhos de verem realmente quem era Jesus. Tanto é verdade que alguns escolheram matá-lo, pois a sua proposta de vida punha em cheque o seu modo egoísta de viver. Com essa atitude não puderam ver quem era realmente Jesus e qual era a sua proposta de liberdade e vida para todos.
Esse desejo de ver alguém mais importante do que o Papa existe no coração de todos os filhos e filhas de Deus. A curiosidade que havia nos olhos da Samaritana, junto ao poço de Jacó (cf Jo 4), a vontade firme de Zaqueu de ver Jesus (cf Lc 19,1-10) a procura de Herodes por Jesus ( cf Lc 9,7-9) está em cada um de nós. O que é mesmo que nos impede de ver a Jesus e acolhê-Lo? Certamente não são barreiras externas, que facilmente, com a nossa criatividade podemos superá-las. Com raras exceções, a maioria de nós tem problemas de miopia interna, ou seja, o egoísmo, a ganância, a luxúria e outros tantos pecados nos impedem de ver e acolher o enviado do Pai.

Portanto, queridos leitores, não é suficiente querer ver a Jesus. Todos querem ver a Jesus, segundo os seus interesses. Para poder ver e acolher a Jesus, sinal maior do amor do Pai, com sua proposta libertadora, é necessário primeiro tirar o cisco dos nossos olhos. Precisamos da cura interior. Somente quando o dedo de Jesus tocar os nossos olhos, quando o seu amor dissipar a miopia do nosso coração poderemos ver realmente quem é ele e o que está propondo para nós seus irmãos e irmãs. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 






Nenhum comentário:

Postar um comentário