quinta-feira, 30 de abril de 2015

SEREIS FELIZES

Quem não sonha em ser feliz? Imaginemos alguém que queira deliberadamente ser infeliz. Só pode ser portador de algum distúrbio mental e psíquico que requer tratamento imediato. Normalmente, todo o ser vivo tende à felicidade. Particularmente, o ser humano corre desesperadamente para isso. Muitos percorrem qualquer caminho que aponte para isso, mesmo que falso e perigoso. Os usuários de drogas correm riscos enormes buscando ser felizes, pelo menos por alguns momentos. Os viciados em genitalidade correm para multiplicar as suas relações entendendo que assim aumentarão os momentos felizes, mesmo através da violência e danos impostos a terceiros.  No meio dessa corrida em busca da felicidade, quem indicará o mapa da mina?
No evangelho de João, particularmente no episódio do lava-pés, Jesus indica aos seus seguidores o verdadeiro caminho da felicidade. Levando em conta que nos dias anteriores ao ensinamento eles haviam discutido quem seria o maior no seu reino, numa eventual substituição do domínio romano, sonhada pelos seus discípulos, Jesus lhes mostra o caminho da felicidade com seu testemunho. Ele que é Mestre se põe a lavar os pés de cada um deles. Lava os pés de todos sem discriminar os traidores. Revela que além de ser o papel dos escravos fazer isso, por imposição, é, para os seus seguidores, o único caminho da felicidade.
Ele afirmou que havia dado o exemplo, como Mestre e Senhor, e que, portanto, não importa mais a posição que ocupemos na sociedade, na família, ou na Igreja. Importa sim que compreendamos a lição. Se quisermos ser verdadeiramente felizes é fundamental que busquemos ser servidores dos demais irmãos. Não é suficiente conhecer a vontade de Deus, todas as teologias e espiritualidades. Sem o exercício caritativo de lavar os pés, dos amigos e inimigos, não seremos cristãos felizes.
Queridos irmãos e irmãs! Jesus não fica arrumando desculpas para a nossa infelicidade, como nós fazemos. Um afirma: “Eu sou um azarado”; outro diz: “Sou infeliz por causa dos outros”. Jesus vai direto ao ponto: “Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes” (Jo 13,17). Toda a formação e catequese nos ensinou que a vida é para servir, mas nós arrumamos desculpas e enrolamos e, por isso mesmo, muitos casados, líderes, religiosos, políticos, padres, bispos são frustrados. Infelizes porque não vivem para servir, mas vivem para servir-se dos demais.

Todos, sem exceções, que escolhem seguir à risca o caminho apontado por Jesus, mesmo que encontrem, por vezes, tremendas dificuldades, jamais sucumbem na frustração e infelicidade. Eles dão a volta por cima. Ressuscitam a cada dia para amar e servir a todos, apesar de nem sempre serem elogiados e compreendidos. Por onde passam resplandece a alegria do evangelho nas suas palavras e obras.





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário