segunda-feira, 6 de abril de 2015

RESSUSCITOU UM HOMEM NOVO

Na sexta feira santa sepultamos Jesus de Nazaré e junto com ele o velho homem e a velha mulher. Sepultamos Jesus carregado com todos os pecados da humanidade e juntamente com ele o Adão pecador e a Eva pecadora que persiste em nós e que se manifesta nas diversas atitudes pecaminosas. Sepultamos não como homens derrotados, mas cheios de esperança numa vida melhor.
Sábado à noite e domingo de páscoa reunimo-nos para celebrar a vitória de Jesus. A pedra que tapava a sua sepultura foi removida e Ele surgiu vivo. Os anjos anunciaram a sua vitória dizendo às mulheres que ele havia ressuscitado e estava vivo (cf Mc 16,1-7). Quando a comunidade estava reunida em Jerusalém ele apareceu dizendo três vezes: “A paz esteja convosco!”.
Jesus derrotou o pecado da humanidade. Jesus derrotou o velho Adão e a velha Eva egoístas e pecadores. Fomos libertados da escravidão do pecado e da morte eterna graças ao seu amor estremado. Com ele ressuscitamos para uma vida nova. Ressuscitamos para buscar as coisas do alto e não mais nos apegar às da terra, cujo destino é a sepultura (cf Cl 3,1-2).
A pedra do pecado, que nos levava a viver escondidos e sepultados, foi removida por Jesus Ressuscitado. Não mais necessitamos nos esconder envergonhados por causa das nossas fraquezas e pecados. Podemos aparecer na comunidade, certos que temos um Deus que destruiu os nossos erros. Não precisamos mais fixar o nosso olhar nas nossas bobagens e pecados, imaginando-nos sujos e derrotados. Podemos viver como homens e mulheres limpos pela bondade de Jesus.  
Jesus Ressuscitado revelou que estava vivo na comunidade reunida (cf Jo 20,19-28). No domingo, isto é, no primeiro dia da semana, Jesus apareceu na comunidade reunida dando a paz. Na participação comunitária onde cada um coloca o seu dom a serviço dos demais Jesus mostrará que está vivo e com ele você também poderá mostrar que ressuscitou para uma vida nova, uma vida fraterna e de amor que se revela como serviço à família e à comunidade.
Na acolhida do forasteiro os discípulos de Emaús acolheram a Jesus, mesmo sem saber que era ele. E na partilha do pão com o mendigo eles se deram conta que partilharam com Jesus Ressuscitado (Lc 24,13-33).  Queridos irmãos e irmãs! Nós que fomos agraciados com a sua Ressurreição podemos acolher Jesus em cada forasteiro, em cada irmão e nessa atitude mostraremos que somos homens e mulheres ressuscitados. Além disso, podemos partilhar a nossa casa e nosso pão com necessitados e nisto o rosto de Jesus Vitorioso nos encantará. Encantar-nos-á e nos devolverá à comunidade para testemunhar que estamos vivos e que Jesus vive no meio da comunidade que acolhe, se reúne em torno da Palavra e partilha.

Faço votos que todos nós possamos tomar posse dessa Vida Nova Trazida por Jesus. Que de agora em diante vivamos como homens e mulheres vitoriosos em Jesus vencedor do Mal, apesar das nossas fraquezas e pecados! Que possamos focar o Cristo vitorioso e com Ele sentir a nossa vitória sobre o egoísmo mais do que as dores dos nossos pecados! Que possamos viver irradiando a alegria do Evangelho da Ressurreição!




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário