segunda-feira, 6 de abril de 2015

ONTEM SEPULTAMOS UM HOMEM - 04/04/2015


À semelhança do ritual judaico em que os filhos dos hebreus colocavam sobre o cordeiro todos os seus pecados e a seguir levavam o animal para o deserto a fim de que morresse com os pecados da comunidade, Jesus carregou-se com todos os pecados e misérias humanas. Voluntariamente aceitou o peso da cruz dos nossos pecados e subiu o calvário para destruir o domínio do mal. Em consequência o Filho de Deus morreu esmagado pelo peso dos nossos pecados.
Por dinheiro algum, uma pessoa de bom juízo faz isso. Somente por amor um Deus, uma mãe, um pai, um consagrado conseguem fazer isso. Somente alguém que acredita na ressurreição e na vida eterna pode fazer isso voluntariamente, como fez Jesus. Jesus confiava inteiramente no projeto salvífico do Pai, por isso, entregou a sua vida nas mãos do Pai, dizendo: “Tudo está consumado” (Jo 19,30).
No entardecer desta sexta feira da paixão uma multidão participou do sepultamento de Jesus. Todos foram incentivados a mais uma vez, colocar sobre Filho de Deus os seus pecados. Foram encorajados a sepultar com Jesus o Adão e a Eva pecadores e desobedientes a Deus Pai. Parecia que os homens estavam decididos a enterrar o homem viciado, ladrão, egoísta, preguiçoso, ciumento, arrogante, infiel e mal agradecido. Por outro lado, as mulheres manifestavam a firme decisão de sepultar a velha Eva, isto é, a mulher fofoqueira, invejosa, maldizente, preguiçosa, infiel, acomodada, mal agradecida a Deus e aos irmãos.
Jovens e adultos estavam todos decididos a sepultar com Jesus a todo o mal que ronda as pessoas como um leão que procura a presa distraída para devorá-la. A tentação é uma realidade que continuamente pede espaço e realização na nossa vida. É fundamental, portanto, essa firme decisão de sepultar o homem velho com as suas tentações. Sem isso, não poderemos viver a ressurreição e a vida nova.

Em suma, a comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança sepultou o homem fofoqueiro, a mulher ciumenta, o jovem indolente, o católico desanimado, o cristão que julga e condena os demais irmãos, o aproveitador das pessoas, o ladrão e enganador. Sepultou o homem e a mulher cheios de vícios que destroem a família em vez de edifica-la. Fez isso com a firme esperança que no Domingo de Páscoa ressurja o Cristo e com ele a mulher e o homem novos. Novos no Amor de Deus, a fim de edificarmos uma cidade mais justa e mais fraterna. Novos no espírito de acolhida, para construirmos uma comunidade onde a Acolhida Amorosa seja a sua marca maior. Novos na decisão de dar a vida em forma de serviço amoroso à família e à comunidade. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário