quinta-feira, 23 de abril de 2015

PROCURANDO PÃO - 21/04/2015

Multidões corriam atrás de Jesus porque viam que ele fazia milagres e matava a fome de muitos em questão de minutos. Com uma simples bênção multiplicava pães e peixes e todos eram nutridos fisicamente. Com um toque ele curava enfermos e colocou de pé a sogra de Pedro. Diante disso, logo pensaram em fazê-lo rei com o intuito de que facilitasse as coisas para todos. Não entendiam que eram apenas sinais de algo muito mais profundo, que Jesus estava trazendo aos seus irmãos e irmãs.
Vendo isso ele mesmo os denuncia de correrem atrás dele por causa do pão material. Ao mesmo tempo, os convida a procurá-lo por motivos bem mais nobres, isto é, por causa do pão que vem do céu e sacia a fome e a sede definitivamente. A proposta os empolga, e pedem: “Senhor, dá-nos sempre desse pão” (Jo 6,34). Certamente eles não entenderam bem qual era o pão. Foi então que ele disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
Eis a grande questão? Correr atrás do deus que mata a nossa fome do pão material e nos acomoda ou do Deus que sacia a fome e sede de amor e que nos desinstala dos nossos confortos e comodismos? Humanamente falando, o primeiro deus é um deus bem interessante. Ele atende todos os nossos pedidos, nos acomoda e rapidamente resolve as nossas necessidades básicas. Que bela tentação e que muitos cristãos a acolhem como o único caminho que os atende!
Mais do que você pensa, ainda hoje, multidões correm atrás desse deus e não de Jesus de Nazaré. Correm atrás dos Santos e Santas que atendem a todos os seus pedidos, que lhe arrumam emprego, que os auxilia na prova da faculdade, mesmo sem ter se dedicado o quanto devia, que os salva da morte física, etc, etc.
A todos esse Jesus de Nazaré está dizendo, alto e bom som, parem de correr atrás de mim com interesses egoístas e mesquinhos. Vocês foram dotados de inteligência e força para ganhar o pão de cada dia, para zelar da vossa saúde com os recursos da nutrição e da medicina. Parem de envenenar a terra que vos dei como mãe para nutri-los e conservá-los saudáveis.
Procurem antes de tudo o Pão que desceu do Céu, que sou Eu, e tudo mais vos será dado por acréscimo. Procurem alimentar-se do meu amor e logo sereis saciados na fome e sede mais profundas que existe no coração de vocês. Uma vez saciada essa sede e fome de amor que está no DNA de vocês, sereis capazes de trabalhar pelo pão nosso de cada dia e não mais pelo pão meu como acontece com os egoístas. Não mais guardareis ódio e rancor, pois num coração cheio de amor não cabe mais esse lixo que mata a alegria de viver e conviver. Saciados de amor sereis capazes de reconhecer no outro um irmão querido colocado ao seu lado como uma oportunidade de amar e ser amado.
Em suma, correreis atrás de mim não mais pelo pão material, mas, sobretudo, para nutrir-vos de mim e dos meus ensinamentos, com a certeza que o mais sereis capazes de conquistar com a bênção do meu Pai que está no Céu e que sabe de antemão de tudo o que necessitais para viver como meus irmãos e irmãs queridos. Buscareis os Santos, sobretudo, para imitar a sua fé que depositaram em mim e por conta disso fizeram verdadeiras maravilhas. Sereis capazes de viver a minha paz mesmo que a vida implique desafios e lutas. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário