quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS

Para que nós não percamos tempo correndo atrás de miragens, Jesus, no Evangelho de Lucas (Lc 17,20-25), aponta onde está o Reino de Deus. Comumente as pessoas dão ouvidos a muitos profetas, mal informados, que afirmam que o Reino de Deus está aqui ou está lá mais adiante. Afirmam que está nessa igreja, que está naquela última que acaba de ser criada. Com isso, vemos multidões que correm para os santuários de Roma, de Israel, da América Latina, que correm de uma Igreja para outra a fim de encontrar o Reino. Alguns retornam desiludidos e outros mais fortes na fé. Na verdade, Jesus afirma categoricamente que o Reino de Deus está no meio de nós.

Claro que podemos fazer peregrinações para esses lugares onde as manifestações de fé aparecem com muita força e vigor. Claro que precisamos distinguir, pois há lugar e lugares. Porém isso não é necessidade fundamental de quem quer viver com dignidade o cristianismo. A minha querida mãe, dona Maria, nunca visitou um desses lugares famosos. Ela, porém, fez da sua paróquia e da sua casa santuários. Santuários onde Deus e o seu reino de paz, justiça e bondade estavam muito presentes.

Aliás, esse é o grande desafio da nova e velha evangelização. Que o Reino de Deus ultrapasse as paredes dos nossos santuários e chegue a todas as casas de família e a todos os corações. Jesus Ressuscitado, o Reino de Deus por excelência, está à porta de cada irmão e irmã (Ap 3,20). Se alguém abrir Ele e o Pai entrarão e instalarão o seu Reino de amor, bondade e alegria.

Portanto, queridos leitores, o Reino de Deus não está lá em cima e nem lá em baixo, mas está entre nós, muito perto de cada um de nós. Ele está batendo à porta da nossa vida. Ele pode entrar em nós e nos recriar para uma vida nova. Uma vida cheia de amor e bondade. Amor e bondade que denotam que o Reino de Deus está dentro de nós, ou seja, no santuário mais querido de Deus. Uma vez que o Reino é acolhido e frutifica em nós, normalmente paramos de correr para cá e para lá. Não damos mais ouvidos a qualquer fala, mas auscultamos o nosso interior para descobrir e viver a vontade do Pai.

Peçamos a graça de não correr em vão. Peçamos que Maria nos mostre Jesus, o Reino de Deus por excelência, que deseja frutificar em nós, nas nossas famílias e nas nossas comunidades. Peçamos a graça de abrir as portas da nossa mente e coração para que tome posse da nossa vida e assim assuma a sua direção conduzindo-nos para o Céu. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário