quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ENQUANTO CAMINHAVAM FICARAM CURADOS

O ser humano tem uma tendência a querer a cura imediatamente. Por outro lado, notamos que este mesmo indivíduo gradativamente e insistentemente vai abrindo as portas para as doenças. Por exemplo, o câncer de pulmão normalmente é provocado pelo fumo que durante anos e anos foi prejudicando aquele órgão vital. Uma vez que o fumante detecta a doença corre e pede a Deus uma cura imediata. Claro que para Deus nada é impossível, mas será esse mesmo o seu projeto de vida para a pessoa humana. Outro exemplo é o que ocorre com aquele que bebe exageradamente. Sabe que a bebida até certo ponto é boa para a saúde, mas uma vez que é ingerida em excesso ela afeta o fígado outro órgão vital.  Apesar de todas as orientações de amigos, médicos e até de inimigos o beberrão continua até que surja uma cirrose hepática. Diante dele espera um milagre instantâneo do Senhor Jesus. É assim mesmo ou o Senhor tem outra orientação?

No Evangelho de Lucas encontramos dez leprosos que vêm ao encontro de Jesus e estes imploram misericórdia a Ele (cf. Lc 17,11-19). Vejamos que Jesus não faz nenhum milagre imediato, mas envia os doentes aos sacerdotes, que eram os encarregados de dar atestado de saúde naquele tempo. O texto diz que enquanto caminhavam ficaram curados. Pois é, fiquemos um pouco aqui refletindo sobre o significado do enquanto caminhavam.
Como vocês mesmos podem notar, a cura se dá na caminhada e não num toque de mágica, como se Jesus fosse um mágico. Ele não é um mágico, mas aquele que veio libertar o homem e a mulher acorrentados pelos vícios, pecados e doenças. Ele está à porta e bate, se alguém lhe abre o coração, certamente acontecerão mudanças e as mesmas não tardarão. Haverá mais vida, mais alegria, mais saúde e paz verdadeira. Pouco a pouco o mal e a doença cederão lugar para a saúde e a alegria.
Queridos leitores! Todos nós sabemos que a maioria das doenças, Sobretudo, a lepra, viceja no meio da sujeira. Como sair curados de grande parte das delas? Pedir um milagre a Jesus! Claro que é possível, mas será que é esse mesmo o plano de Deus? Eu acredito muito no Evangelho de hoje, ou seja, que a cura acontece na caminhada. Acontece na medida em que a pessoa se põe a caminho da superação do seu vício. Na medida em que o doente escuta a voz de Jesus que pede para caminhar, isto é, abandonar os vícios e outros maus hábitos. Quando a pessoa se dá conta percebe que está melhor, que está livre das garras da droga, da bebida, da preguiça, etc. Eis milagres ordinários, que Jesus quer operar na vida de todos nós.
A lepra e a tuberculose encontram ambiente fértil no meio da sujeira. Eu mesmo tive a oportunidade de trabalhar em Macapá (AP) e visitar algumas casas onde a lepra estava presente. Pude notar que a falta de higiene era grande. Na medida em que os Agentes de Saúde visitavam as casas e orientavam a respeito disso a doença foi sendo expulsa da região. Portanto, queridos leitores, Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina que é preciso colocar-se a caminho. Escutar a sua voz e caminhar rumo a um maior cuidado de si mesmo. Nós somos o templo de Deus e por conta disso, importa que o templo seja cuidado, alimentado e higienizado e não abandonado no meio da sujeira.

Depois de percorrer esses caminhos indicados por Jesus e pela sua Palavra não tardaremos a receber dos médicos e de outros encarregados disso, o atestado de boa saúde. Eis um milagre que nos envolve e nos chama à corresponsabilidade. Deus não quer fazer milagres sozinho, pois ele não é um milagreiro, mas quer a nossa participação. Ele é o caminho e uma vez que nos dispomos a segui-lo a nossa cura e libertação não tardarão. Podemos ser portadores de vícios e doenças graves, mas uma vez que o procuramos com sinceridade e disposição para seguir as suas orientações, certamente milagres maravilhosos acontecerão. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário