quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DEUS CHAMA E ENVIA EM MISSÃO

            Fomos escolhidos para existir. Não nascemos por acaso ou por algum acidente biológico. Fomos chamados à vida por desígnio de Deus. Deus nos pensou, nos amou e chamou-nos à luz do dia. Enganamo-nos redondamente quando dizemos que não fomos amados. Pode ser que os nossos pais não o fizeram suficientemente, mas antes deles o nosso Criador pensou-nos, criou-nos e silenciosamente colocou-nos no ventre da nossa mãe. 
            Além do mais, fomos escolhidos pelo nome e não somos produção em série. Cada um de nós é único e tem uma missão a realizar no mundo. Ninguém nasceu apenas para atrapalhar os demais. Mesmo a criança especial tem a sua razão de ser e existir. Importa que a procuremos à luz de Deus e não da nossa comodidade e egoísmo.
            Jesus convocou os doze discípulos, isto é, os representantes das doze tribos de Israel e deu-lhe poder sobre todos os demônios e doenças. Poder de expulsar o mal e curar as doenças. Missão de anunciar o Reino de Deus curando enfermos e expulsando toda a sorte de males. Missão essa que não envolve muitos recursos materiais e financeiros, mas exige uma fé firme naquele que os chamou e os enviou para essa nobre e santa missão (cf Lc 9,1-6).
            Da mesma forma que Jesus chamou os doze ele chama a cada um de nós, seus irmãos e irmãs, para dar continuidade a essa missão de expulsar os demônios do mundo. Demônios que dividem e enfraquecem as pessoas e os bons projetos. Expulsar o mal para que o amor e a bondade desabrochem na família, nas comunidades, nas paróquias, nas empresas, nas políticas e no mundo todo. Um dos grandes demônios que atualmente vitima milhares de seres humanos e destrói inúmeras famílias é a droga. Fomos escolhidos e chamados para expulsá-la do nosso meio cultivando os valores evangélicos e hábitos saudáveis.
            Fomos escolhidos pelo nome e, portanto, com uma responsabilidade pessoal. Não podemos mais lavar as mãos e dizer que esse demônio e outros que estão por aí fazendo seus estragos são problemas do governo ou dos políticos. Você também foi chamado pelo nome como foram chamados Pedro, André, Tiago, João, Judas... para expulsar toda espécie de males. Se você não responder a esse chamado a sua missão ninguém realizará. Certamente faltará a sua contribuição no crescimento do Reino de Deus neste mundo. Sem a sua contribuição você perderá toda a autoridade quando estiver reclamando que as coisas estão de mal a pior. Quem dará crédito a uma árvore que não produz frutos?
            Não é válido alegar falta de recursos para isso como normalmente se faz. Como o evangelho afirma não necessitamos de dinheiro, nem de duas túnicas para realizar essa missão. Sem desprezar os recursos técnicos e financeiros, é fundamental confiar fortemente naquele que nos chama e nos capacita para essa missão. Aliás, não somos nós que a realizamos, mas é o seu amor que atua em nós que expulsa o mal e a doença e dilata o reino do amor e da bondade.
            Peçamos a graça de tomar consciência que fomos escolhidos e capacitados pelo Amor a fim de realizar no mundo uma missão de amor e bondade. Uma missão indelegável ou seja, que não podemos terceirizar.  Missão essa que expulsa os demônios da preguiça, da inveja, do ódio, da enganação, da mentira, dos vícios e toda sorte de males. Que expulsa mais com a alegria do amor do que com dinheiro e outros recursos técnicos.

           A boa notícia é que somos todos chamados e capacitados para sermos missionários de Deus a fim de alavancar a Nova Evangelização no mundo de hoje. 




Pe. Arlindo Toneta -  Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR







Nenhum comentário:

Postar um comentário