sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A ALEGRIA DO EVANGELHO



Normalmente o ser humano e toda a criação se alegram quando conquistam espaços, amizades, dinheiro, autoestima e se entristecem quando perdem o respeito, amigos, poder, saúde e outras coisas mais. Essa é uma marca particular do ser humano na ótica da psicologia e da antropologia.

O Evangelho chega para por em cheque esse modo natural e humano de reagir aos fatos e acontecimento que nos envolvem. Particularmente as Bem-aventuranças nos convidam a dar um salto de qualidade à reação primária. Ensina-nos a vislumbrar ganhos superiores e com isso, poder enfrentar as perdas e perseguições, por causa de Jesus, com alegria. “Bem-aventurados (felizes) sereis quando os homens vos odiarem vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem. Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu” (Lc 6,23-24a).

Pessoalmente confesso que não é nada fácil reagir dessa forma. Lembro quanto sofrimento me envolveu por causa disso. Tinha necessidade da aprovação de todos, de elogios constantes, e outros ganhos mais por não conhecer bem o Evangelho e, sobretudo, por não viver o mesmo. Hoje consigo administrar bem melhor as perdas e os ganhos por causa do meu crescimento como cristão.

Temos necessidade de evangelizar toda a nossa natureza humana programada pela natureza a reagir alegrando-se com os ganhos imediatos e entristecer-se com as perdas. Essa mudança não a conseguimos instantaneamente, mas requer uma caminhada com Jesus para poder desabrochar na fé e na esperança. Sem essa experiência e visão nova, tendemos a achar que os que procedem assim são loucos ou uns bobos, incapazes de lutar pelos seus direitos.

Na verdade, esse modo novo de reagir diante dos insultos, perdas e perseguições por causa de Jesus, faz parte da verdadeira identidade cristã. Cristão de verdade, segundo o Evangelho, não é aquele que é batizado, que reza e até vai à missa, mas que reage de forma primária aos fatos, isto é, alegrando-se com os ganhos imediatos, mesmo que injustos, e entristecendo-se com as perdas. Cristão com maiúscula é aquele assume um novo jeito de reagir e se alegrar, manifestando assim a sua identidade cristã, essencial na nova evangelização proposta pelo nosso Papa e demais Bispos.

Cristão com identidade forte, isto é, que alegra, ilumina e aquece a comunidade, é aquele que aceita perder prestígio, poder e dinheiro por causa de Jesus Cristo. Cristão portador da verdadeira felicidade é aquele que perde “amigos” para defender a Jesus em cada idoso, nas crianças, nos doentes e em cada pessoa que necessita de ajuda. 




Pe. Arlindo Toneta -  Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário