terça-feira, 16 de setembro de 2014

JOVEM LEVANTA-TE!


     
O nosso Brasil continua dormindo, deitado em berço esplendido. Quantos jovens e adultos deitados! Alguns dormindo, outros entorpecidos pelas drogas e vícios, outros ainda mortos sem perspectivas no presente e muito menos para o futuro. Quantos desses já estão na fila da morte e estão sendo conduzidos para o cemitério seguidos por multidões de parentes e familiares chorando e lamentando a morte precoce! Enquanto isso os malandros e vulgo espertos dançam e rolam na politica e na ladroeira levando vantagem sobre os mortos e anestesiados, tipo urubus na carniça.
      A Palavra de Deus nos ensina que Deus mandou o seu Filho Jesus para encontrar com todos esses. Não para julgá-los e condená-los, mas para abrir um caminho novo. Um caminho de vida e esperança no meio desse deserto brasileiro. Observemos atentamente o episódio do evangelho de Lucas (Lc 7,11-17) que fala da ressurreição do filho da viúva de Nain e tenhamos coragem de trazer essa mensagem para a nossa realidade, uma vez que a Palavra de Deus é viva e não apenas fato histórico, pontual.
      Naquele tempo vemos uma multidão correndo atrás da morte lamentando e chorando de um lado. Do outro vemos Jesus, fonte de vida, com uma multidão correndo atrás dele pulando de alegria. No momento em que Jesus encontra aquele funeral tudo é transformado. A corrente da vida toca no caixão e a vida é restaurada e ressuscitada. Aquela multidão de chorões é transformada e somada com a da alegria. O jovem levanta-se e a festa da vida vai tomando conta de todos fazendo ver que quando se acolhe o Evangelho os que estão deitados se colocam novamente de pé e a morte cede lugar à vida para a alegria das mães e dos filhos.
      Queridos irmãos e irmãs! Tenhamos coragem de olhar para as nossas escolas e fazer uma radiografia. A seguir olhemos para as nossas instituições de saúde. Olhemos também para as nossas Igrejas católicas e não católicas. Olhemos para os nossos meios de comunicação. Olhemos para o cenário político e para os gestores dos bens públicos. Olhemos para as repartições públicas de onde se tirou Jesus em nome do Estado laico. É a vida ou a morte que conduz aquelas multidões? A seguir olhemos para a proposta do Evangelho de Jesus.
      Depois desse exercício temos que nos posicionar de um lado ou do outro. Não podemos mais ficar em cima do muro olhando a caravana que passa. É fundamental tomar uma decisão. Espera-se que um católico e seguidor de Jesus caminhe com ele no dia a dia e não apenas na Igreja, um dia por semana. Jesus acompanhado com todos os seus seguidores, esperamos que com você também, quer entrar nas escolas e tocar os jovens, os professores, os diretores e ressuscitá-los para que a vida e a alegria sejam as suas bandeiras e não mais a violência e a morte.  
    Jesus quer entrar nas repartições púbicas e políticas, pois muitas foram transformadas em caixões de roubalheira e morte, para tocar nelas e nos seus mentores, a fim de que a vida e a alegria retornem aqueles corações e ambientes. O nosso querido Papa Francisco, sintonizado com o projeto de Jesus, encoraja a todos os católicos a entrar nesses ambientes para junto com Jesus restaurar esses setores degradados em espaços de vida e de alegria.
      Jesus continua caminhando com os seus seguidores e deseja entrar na sua e nossa Igreja a fim de colocar de pé todos aqueles que estão cansados, viciados, desanimados e conduzidos pela morte ao cemitério. Jesus ordena à morte que pare a fim de que a vida e a alegria tomem conta e conduzam a Igreja caminhante. A missão de Jesus e dos seus seguidores não para e, por conta disso, somos convidados pela Arquidiocese de Curitiba a assumirmos as Missões Permanentes. Missões essas que não visam outra coisa senão expulsar o desânimo, o egoísmo, o indiferentismo e a morte a fim de que a vida e alegria tomem conta de toda a nossa cidade.
    Peçamos a Nossa Senhora da Boa Esperança que nos mostre a única e verdadeira esperança, que é Jesus caminhando no meio de nós a fim de que todos os homens e mulheres tenham vida e a tenham em abundancia.  







Pe. Arlindo Toneta -  Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário