quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Refl. Ev. (Mt 17,1-9)

Bom dia meu irmão e minha irmã!

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: ‘Senhor, é bom ficarmos aqui. Se quiseres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. ‘Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: “Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!” Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: ‘Levantai-vos, e não tenhais medo. 'Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: “Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos” (Mt 17,1-9).

A Santa Igreja celebra hoje a festa da transfiguração de Jesus diante dos 3 discípulos. A princípio Jesus quer revelar, por antecipação, aos três amigos, a sua gloria junto a Deus, que aconteceria após a sua morte na cruz. Moisés e Elias, síntese do Antigo Testamento, estão lá como testemunhas glorificadas da vitória de Jesus. Pedro diante dessa manifestação do Céu encanta-se.

Com o seu gesto de convidar três discípulos, Jesus convida todo povo a subir com ele a montanha do Senhor. Em outras palavras, ele convida a todos nós a estarmos na casa de Deus, na Igreja de Deus, na presença do Pai. Diante disso entendemos melhor porque, tradicionalmente, se construía as Igrejas nas montanhas.

Pastoralmente entendemos agora que a Igreja de Jesus não é um grupinho de gente santa, mas todo o povo de Deus. Todos são convidados por Jesus a caminhar para Deus. Todos nós que continuamos o ministério de Jesus, Padres, Religiosos, Leigos e Catequistas temos a missão de convidar a todos para galgar a Montanha do Senhor.

Na presença de Deus os nossos irmãos Pedro, Tiago e João entenderam que a morte não possuía a última palavra, mas a glorificação, isto é, o Paraíso. Por isso, cheios dessa fé, assumiram a sua missão com coragem e destemor e enfrentaram a as adversidades da vida com os olhos fitos no Céu, à semelhança de Estevão o primeiro mártir da Igreja.


Peçamos para que todos os filhos de Deus ouçam esse convite de Jesus e se ponham a caminho da Glória Apresentada no monte Tabor. Peçamos que todos nós, conscientes desse convite, sejamos transmissores desse convite aos que andam nas trevas, isto é, distantes de Deus. Finalmente, fazemos votos que o rosto glorificado de Jesus resplandeça sobre a Igreja e a anime na missão de Evangelizar a todos os povos. 




Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário