sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Refl. Ev. (Lc 1, 26-38)

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e a virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela (Lc 1,26-38).

Na festa de N. Senhora Rainha quero destacar três aspectos de Maria, que a meu ver são importantes e hoje, mais do que nunca, necessários. Claro que não estamos dizendo que não haja outros elementos em Maria que merecem ser apontados e comentados. A escolha é uma questão de ótica pessoal.

Em primeiro lugar, o anjo mesmo apresenta uma mulher cheia de graça. Não uma mulher cheia de joias e penduricalhos, mas uma jovem repleta da graça de Deus. Cheia dos favores de Deus dispensados aos seus filhos e filhas. Ele os dispensa a todos, mas não os impõe. A pessoa precisa estar aberta para receber a graça de Deus. Maria, por excelência, está aberta a receber todas as graças de Deus. Não possui apenas algumas, mas está cheia de graça.

Igualmente, cada um de nós poderia estar cheio de graça, de bondade, de misericórdia, de olhar benévolo, mas, muitas vezes, preferimos estar cheios de preocupações, de inveja, de mágoas, de desejo de vingança, de bens materiais, de joias caras, de roupas finas, esquecendo de nos encher da graça de Deus. Claro que tudo isso tem um preço a ser pago, isto é, a tristeza e infelicidade.

Em segundo lugar o anjo anuncia à jovem Maria que o Senhor estava com ela.  Que notícia maravilhosa foi essa!   Saber que não estava só, mas que Deus caminhava e vivia com ela, de forma especial. Com essa certeza, jamais caiu na solidão, imaginando ser abandonada por Deus. Essa companhia a encheu de coragem e ousadia para sair de si e partir como missionária, indo à casa da prima Isabel, para levar o Amor Deus.

Não um anjo, mas o próprio Jesus nos disse que estaria conosco todos os dias da nossa vida (cf Mt 28,20), mas nós por ignorância ou má vontade não sabemos disso. Pensamos que estamos sós ou nos fechamos para Deus e consequentemente vivemos deprimidos, isolados e na solidão. Que pena que muitos dos nossos irmãos não sabem ou não querem saber que o Senhor deseja caminhar conosco!

Finalmente o anjo pede para Maria alegrar-se. Alegrar-se não porque ganhou na loteria ou ganhou uma casa do Faustão. Não que isso não possa trazer alegria, como de fato traz, mas o anjo aponta as causas que trazem a alegria profunda e permanente. Quais são essas causas? Ela deve e pode alegrar-se porque está cheia de graça, de bondade, de gratuidade, em suma, está cheia de Deus. Não de qualquer deus apresentado por alguns grupos, isto é, um deus da prosperidade, um deus quebra galho, um deus vingativo, sempre pronto a nos castigar, etc. Ela está cheia de Deus Amor, bondade, gratuidade, misericordioso, que manda o sol sobre bons e maus, que abraça os pequeninos, por isso pode e deve alegrar-se apesar das dificuldades próprias da vida humana.


O papa Francisco apresenta a Exortação Apostólica Evengelii Gaudium, para uma Igreja abatida e medrosa, que parece que não tomou posse desse anúncio do anjo a Maria, mãe da Igreja. Convida-nos a experimentar o amor de Jesus e encher-nos novamente de Deus para podermos, cheios de alegria, partir em missão, anunciando a todas as famílias as maravilhas de Deus. 




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário