quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Refl. Ev. (Mt 17,13-23)

Bom dia gente que ouve com atenção a Palavra de Deus!

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?' Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.' Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.' Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!' Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!”
                           
Quero apenas destacar um elemento muito comum ainda nos nossos dias, que é a questão do sofrimento. Normalmente as pessoas pensam que a vida boa é a vida sem sofrimentos. Particularmente quando a pessoa é boa fica difícil imaginar que ela também tenha que passar por grandes dificuldades.

Observem a Pedro em relação a Jesus. A princípio ele, inspirado por Deus, revela a todos quem é Jesus, isto é, o Filho de Deus Vivo. Diante disso Jesus elogia a Pedro, porque se deixa conduzir pelo Espírito de Deus que revela as coisas do Alto. Acrescenta que sobre essa pedra vivificada pelo Espírito de Deus edificaria a sua Igreja e o mal não prevaleceria sobre ela.

Logo a seguir, quando Jesus afirma que deveria sofrer muito, Pedro, que representa cada um de nós, mostra toda a sua dificuldade de assumir a vida como de fato ela é. Não acolhe o sofrimento como parte da vida dos bons e dos menos bons. Imagina que os bons não podem e não devem sofrer como nós mesmos pensamos. Como humanos, normalmente pensamos que Deus deve nos livrar das provações.  Na verdade, ele não nos livra das provações, mas nos oferece boas oportunidades de evangelizar através delas.

Quantos pais católicos e discípulos de Jesus que ainda não entenderam essa verdade profunda da vida humana e do projeto salvífico de Deus. Os pais tentam de todas as formas e maneiras, livrar os filhos das dificuldades da vida. Querem que os seus filhos não sofram como eles sofreram. Mastigam o pão que os filhos devem comer. Será que é esse o caminho da salvação proposto por Jesus ou por satanás? Queridos pais!  É necessário penar melhor à luz desse episódio do Evangelho para educar os filhos nos caminhos da Verdade que conduz à verdadeira Vida.

Caros Irmãos! Não tenham medo dos sofrimentos e dos revezes da vida. Evitem de conduzir os filhos pelos caminhos das facilidades, que os tornam moles e incapazes de assumir a dura realidade das diversas vocações. Conduzam-nos com os pés no chão da vida. Tenham medo da fuga, proposta a Jesus por Pedro. Tenham medo de não fazer dessas revezes da vida ou sofrimentos, oportunidades para testemunhar o grande amor de Deus por nós.

Peçamos a graça de que o Espírito de Deus conduza a nossa vida toda e assim reduzirmos os espaços do demônio tentador, que nos aponta o caminho da vida fácil e sem sofrimentos. 




Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário