sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Refl. Ev. (Mt 24,42-51)

Necessidade de manter-se vigilantes.

“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficais preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando', e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”(Mt 24,42-51).

A realidade de hoje nos oferece muitas opções, inúmeros caminhos, diversas tentações, centenas de convites para comprar e trocar. Diante disso, não poucas vezes perdemos o foco e ficamos confusos e distraídos com esse universo de convites feitos pelo mundo de hoje. A consequência disso pode resultar numa perda considerável das nossas preciosas energias e até chegarmos ao estremo de ficar doentes.

Diante disso, Jesus está dizendo que é preciso manter-se vigilantes. Manter-se vigilantes na nossa opção fundamental. Manter-se firmes nos valores fundamentais da nossa vida. Não permitir que os ladroes (confusão de ideias, falsos valores, tentações, consumismo, modismos, hedonismo e outros ladrões) assaltem a nossa casa, isto é, a nossa vida, e roubem os valores do amor, da bondade, da fidelidade, da perseverança, do trabalho, da misericórdia, etc.) e consequentemente, percamos a saúde, a paz e a alegria.

Jesus está dizendo que é fundamental manter-se firmes na ideia que somos servos e não patrões. Todos nós somos criaturas e servos de Deus a serviço dos irmãos e das irmãs. Fomos pensados e criados para a missão de alimentar os demais irmãos com nosso ser, com nosso saber, com nosso trabalho, com nosso sorriso, com nossa palavra. Não existimos para explorar ou para agredir aos demais, à semelhança dos maus patrões. Temos necessidade de manter-nos vigilantes para não cairmos nessas tentações.

O tempo da nossa vida é bem limitado. Não sabemos quanto tempo temos para testemunhar o amor no mundo. Por isso, é sábio manter-se vigilantes para não perder nenhuma oportunidade de veicular o amor. O que temos é o hoje. Por isso, precisamos estar atentos a todas as oportunidades que o hoje nos oferece para acolher, para escutar, para aconselhar, para corrigir, para perdoar, para aconselhar, para lavar os pés, para fazer curativos, para abraçar, para servir movidos pelo amor.

O meu dono pode chamar-me no dia de hoje para envolver-me definitivamente no seu amor. Pode chamar-se nesse dia para saciar a minha fome de amor, a minha sede de justiça e felicidade. Estamos prontos para isso ou... ?





Pe. Arlindo Toneta -  Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário