sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Refl. Ev. (Mt 16,24-28)

Bom dia meu irmão e minha irmã!

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino” (Mt 16,24-28).

Jesus está informando a todos os que quiserem segui-lo, que o seu seguimento tem algumas implicações. O seguimento não pode ser de qualquer jeito como alguns pensam e fazem. Claro que a forma como cada um renuncia, toma a cruz e segue Jesus possui uma marca própria, que revela que nós somos originais e insubstituíveis. Porém, todos os que quiserem segui-lo verdadeiramente devem renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo.

Renunciar não é nada fácil num tempo onde se valoriza muito o ter e o ter sempre mais. Num mundo onde as revistas e a mídia dão um tremendo destaque para os portadores de muitos bens, poderes e beleza não é fácil, marchar contra a cultura do ter e renunciar. A não ser que haja um motivo muito bom para isso, caso contrário, entraremos todos na corrida do ter pelo ter a tal ponto de deixar os mais fracos sem o leite necessário para viver com dignidade.

Jesus está dizendo que aquele que deseja ser seu discípulo, isto é, seguidor, deve renunciar muito mais do que as coisas, os poderes, a beleza e a família. Afirma que necessita renunciar a si mesmo. Renunciar a si mesmo só se faz por um grande amor, assim como os namorados entregam-se voluntariamente um ao outro por amor. Renunciam a si mesmos para viverem no coração do outro ou da outra.  O discípulo de Jesus o descobre como a sua pérola preciosa e vende tudo, inclusive a si mesmo, para segui-lo fazendo comunidade com Ele.

Tomar a sua cruz é a segunda exigência do discipulado de Jesus. Normalmente nós imaginamos cruzes pesadas de madeira, de ferro ou outro material qualquer para o seguimento de Jesus. Jesus não está falando disso. Está dizendo que os seus precisam assumir a cruz da sua vida com as suas qualidades e limitações. Muitos que vivem invejando, desejam carregar as qualidades da cruz do outro, enquanto isso, perdem tempo e deixam de carregar a sua cruz.

Tomar a sua cruz requer também aceitar a dose de dificuldades e sofrimentos que a escolha e o seguimento de Jesus envolvem. Numa sociedade hedonista, que prioriza aquilo que dá prazer, sofrer por amor a Deus e aos irmãos sem perder a alegria e a esperança é a proposta de Jesus aos seus seguidores autênticos. Topa essa?

Seguir a Jesus é o terceiro passo que revela o verdadeiro discípulo do Mestre. Num dado momento alguém se apresentou a Jesus e lhe disse: “Seguir-te-ei para onde fores”. A este Jesus recordou que as raposas têm tocas, as aves têm ninhos, mas ele não tinha sequer travesseiro para reclinar a cabeça. Requer liberdade de tudo e de todos para seguir a Jesus, que por sua vez, está o tempo todo em sintonia com o Pai e antenado nas necessidades do povo. A sua agenda não eram as suas necessidades, mas as do povo. Onde havia doentes, onde era chamado, na casa do povo lá estava Jesus para servir. Viveu assim até a doação total numa cruz no alto do calvário. 

O verdadeiro discípulo de Jesus carrega essas marcas, isto é, de renúncia por amor a Deus e ao povo, assume a cruz da sua vida e segue com determinação os passos de Jesus, mesmo que envolva dificuldades e sofrimentos.


Você é um verdadeiro discípulo de Jesus?




Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário