terça-feira, 13 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA APARECIDA


Nesses últimos tempos temos tido oportunidades de ver quanto carinho o povo dedica a Nossa Senhora, particularmente a Nossa Senhora Aparecida. Por ocasião da visita da imagem peregrina, que está percorrendo todo o território nacional em preparação aos 300 anos da sua aparição em Aparecida do Norte, aqui na nossa Paróquia tivemos uma pequena demonstração desse carinho.
A acolhida dela, no dia 26 de setembro, foi marcada por esse amor pela nossa Mãe do Céu. Tanto é verdade que nunca tivemos que buscar cadeiras para acomodar as pessoas na Igreja dado que os bancos acomodam em torno de um mil e duzentas pessoas. Naquele dia tivemos que acrescentar cadeiras para acomodar o povo que afluiu para acolher e tocar na mãe que no meio deles foi passando e abençoando. Quantas lágrimas de emoção e alegria eu vi correr no rosto do meu povo por poder tocar e abraçar a mãe!
A carreata que aconteceu no início do domingo, dia 27, reuniu mais de cem automóveis para conduzir a mãe até a Paróquia N. Senhora da Saúde, para que ela continuasse a sua peregrinação pela região de Pinhais - PR. Os fogos e o buzinaço acordou os pinhalenses.
Ontem, dia 12 de outubro, dia de N. Senhora Aparecida, pudemos ver em todo o Brasil manifestações desse apreço e carinho dos brasileiros à padroeira. Ao meio dia os fogos de artifício ressoaram em todos os cantões do Brasil. Onde encontrar as razões para todas essas manifestações de carinho popular para com N. Senhora? Certamente há razões bem sólidas para isso, caso contrário tudo isso desapareceria logo, logo.
Nas bodas de Caná (Jo 2,1-11) Maria aparece como aquela que estava lá atenta às necessidades daquele casal. Eles não tinham mais vinho, não tinham mais alegria, e ela notou essa deficiência. Diante disso, toma iniciativa e se dirige a Jesus e, posteriormente, aos que serviam dizendo: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Uma vez colocada em pratica a sua orientação o primeiro milagre aconteceu devolvendo à família a alegria perdida por Adão e Eva. Perda essa que instalou a confusão e a morte na família.
Desde que Jesus, no calvário, nos deu a sua mãe, na pessoa de João Evangelista, ela reuniu a Igreja um tanto dispersa por causa da morte do seu Filho (cf At 1,12-14). Após isso, sempre que a Igreja corre riscos e a vida é banalizada e ameaçada, ela surge novamente com sua mensagem dizendo: “Façam aquilo que Ele manda, ou seja, acolham e amem a vida de todos os irmãos e de todas as irmãs”. Por conta disso, ela, a mesma Maria de Nazaré, acumula mais de duzentos títulos pelo mundo afora, confirmando o seu papel de mãe zelosa e protetora dos filhos de Deus.
Em 1717 ela apareceu dentro de um contexto de escravidão vigente no Brasil e em diversos outros países. Aqui no Brasil, apareceu negra para dizer que os negros também são seus filhos e os desejava livres e não escravos, como estava acontecendo. Por conta disso, toda essa devoção popular a Nossa Senhora Aparecida, que em momento algum abandona os seus filhos e filhas.

Diante das dificuldades da vida de diversas naturezas, vemos os filhos e filhas de Maria correndo para ela a fim de serem cobertos com o seu manto protetor, como aconteceu com o nosso querido irmão André da Estela, que correu um sério risco de vida nesses últimos dias. Ela, como a galinha, vai reunindo os filhos e encaminhando-os para Deus. Maria é missionária de Deus e encaminha todos para o Pai. Ela não se arroga direitos, mas busca servir e servir os filhos de Deus como faz a verdadeira mãe de família e por isso todo esse carinho dos seus filhos e filhas. 







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 



Um comentário:

  1. Que a FÉ sempre se mantenha forte e perseverante no coração de toda comunidade Pe. Arlindo Toneta , sou testemunho vivo das graças e milagres em minha vida neste momento delicado que passei graças a intercessão de Nossa Senhora Aparecida junto a Deus Pai , tenho certeza que o carinho da mãe que me cobriu com o seu manto me livrou do pior, FÉ em DEUS E a intercessão da mãe N.S. APARECIDA para sempre em minha vida....!!

    ResponderExcluir