sexta-feira, 23 de outubro de 2015

EU VIM PARA LANÇAR FOGO

Jesus afirma que veio à terra para lançar fogo e que gostaria que já estivesse aceso (cf Lc 12,49-53). Lançar que tipo de fogo? Certamente não está falando de fogo que destrói as matas e as reservas florestais do nosso País. Ele está falando de um fogo diferente, isto é, do fogo do amor, o fogo do Espírito Santo.
Ele afirma que veio lançar esse fogo sobre a terra. Sobre qual terra? Claro que não se trata da terra onde plantamos as sementes do milho, do feijão, da batata e outros alimentos, mas da terra dos nossos corações, pois nós fomos feitos do barro. Jesus veio para lançar dentro de cada ser humano esse fogo amoroso.
Lançá-lo nessa terra humana, para que? Para que como o fogo que purifica o ouro, esse fogo do amor purifique a ganga impura que somos cada um de nós, contaminados pelo pecado, e o ouro puro do amor e da bondade possa correr como um rio para alimentar a sede e a fome dos nossos irmãos e irmãs. Como esse ouro puro do amor é extremamente necessário nos nossos dias!
Como o ser humano é livre para acolher ou não esse fogo, certamente haverá divisões. Divisões em que sentido? No sentido que alguns vão acolher esse fogo e outros rejeitá-lo. Nisto teremos sogra contra nora, mãe contra a filha, filha contra a mãe, irmão contra irmão, marido contra esposa, esposa contra marido, comunidades contra comunidades e outras divisões. É desejo de Jesus que haja divisões? Claro que não, pois ele veio unir o seu povo que estava disperso. A liberdade humana de acolher a Boa Nova ou não causará divisões. Portanto, por causa das nossas escolhas haverá divisões e não por vontade de Deus.
Não nos assustemos, portanto com as divisões, ou o que é pior, não nos fechemos ao fogo de Deus para agradar os irmãos que não acolheram o fogo do amor. Essa tentação é mais frequente do que vocês imaginam. O pior não é a tentação, que ronda a todos, mas o abandono de Deus para agradar o marido, a esposa, a turma, os do mal e do egoísmo.
Quantas pessoas sedentas e famintas de amor e bondade que gostariam de dessedentar-se e saciar-se, mas os nossos corações ainda estão cheios de egoísmo e ganância! Quantos filhos que gostariam de beber o fogo do amor dos seus pais, mas apenas recebem celulares, roupas e dinheiro.

Peçamos que o fogo do Espírito Santo purifique a Igreja de Jesus e desta corra para o meio do povo rios de acolhida, de perdão, de misericórdia, de ternura e caridade para atrair inúmeros irmãos e irmãs afastados de Deus e dos irmãos. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 


Nenhum comentário:

Postar um comentário