quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A PAZ DE JESUS!


Encontro com muita frequência pessoa que dizem: A paz de Jesus! A paz de Jesus! Pergunto-me, por outro lado, o que mesmo eles querem dizer com isso? Causa-me espanto quando uma pessoa dá a paz de Jesus e, logo após, você a vê discriminando uns e fazendo grupinhos fechados com outros. Por conta disso, proponho-me a clarificar um pouco mais o que significa e o que implica quando damos para os demais a paz de Jesus.
Em primeiro lugar significa ter no coração e na mente a paz de Jesus, pois ninguém dá o que não tem. O que seria mesmo ter a paz de Jesus no coração e no pensamento? É acolher e viver a palavra de Jesus. “Se alguém me ama, guarda a minha palavra; meu pai o amará e viremos a ele e nele faremos morada” (Jo 14,23). É deixar-se invadir pelo amor misericordioso de Jesus, que nos liberta de todos os ressentimentos, invejas, ciúmes, desejos de vingança, ganâncias, preconceitos, intolerâncias e dogmatismos que nos roubam a paz de Jesus. Somente depois dessa libertação podemos dizer com autoridade: A paz de Jesus!
O próprio Jesus deu a sua paz aos seus seguidores nesses termos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (Jo 14,27). Não se trata de uma paz aparente e de fachada como aquela do mundo. Aliás, a paz verdadeira é o primeiro presente de Jesus ressuscitado à sua comunidade apostólica quando, por três vezes lhe deseja: “A paz esteja convosco!” (cf Jo 20,19-26). Deseja que tenha a paz em plenitude e não apenas momentos de paz.

Carregar a paz de Jesus é suficiente?

Claro que não. Ser portador da paz de Jesus implica uma segunda parte exigida pela primeira. Não é possível carregar a paz de Jesus no coração e guarda-la apenas para si. Isso seria uma paz egoísta e não a paz de Jesus. Ao portarmos a paz de Jesus somos chamados a sermos construtores da paz em tudo o que somos e fazemos.
Em cada palavra que dizemos temos a missão de contribuir na edificação da paz. Não posso ter a paz de Jesus e ao mesmo tempo ser um fomentador de fofocas e intrigas. Se isso ocorrer, sou um doente espiritual ou ainda, um esquizofrênico. Necessito de tratamento e cura interior.
Em cada encontro com os irmãos e as irmãs temos a missão de procurar ouvi-los e compreende-los. Somos impelidos a dialogar e ajudar a plantar a semente do amor que traz a paz de Jesus. Não podemos mais julgar e excluir como procedem os que carregam a guerra no coração.
Diante dos excluídos os que carregam paz de Jesus ouvem o grito do próprio Jesus que pede socorro. Correm até eles e abrem o coração e os braços para acolhê-los e partilhar com eles os bens e a paz que carregam consigo. Não mais arranjam desculpas e culpados para se eximir da responsabilidade, mas fazem tudo o que estiver ao seu alcance e procuram motivar outros para ajudar.
Não trabalham apenas para si, mas trabalham para que todos tenham o pão nosso de cada dia. Não votam apenas leis para os seus próprios interesses, mas, sobretudo, aquelas que promovem e protegem a vida de todos.

Em suma, os que carregam a paz de Jesus no coração se sentem profundamente amados por Deus e se sentem impelidos a partilhar essa mesma paz com todos os seus irmãos e irmãs, não importando religião, cor, raça e sexo. Na prática, tudo fazem para que todos tenham o amor de Deus no coração, ou seja, aquele que traz a verdadeira paz de Jesus. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

2 comentários:

  1. A paz tem nome e é JESUS, Pouco adianta nós buscar a paz por onde não se encontra JESUS, nem no dinheiro,nem na beleza física nem nas alegria do mundo,a paz nos espera no abraço amigo de JESUS

    ResponderExcluir
  2. A paz tem nome e é JESUS, Pouco adianta nós buscar a paz por onde não se encontra JESUS, nem no dinheiro,nem na beleza física nem nas alegria do mundo,a paz nos espera no abraço amigo de JESUS

    ResponderExcluir