quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PREPARANDO O EVENTO


Quando somos convidados para uma festa de casamento normalmente nos enchemos de alegria. No convite está implícito que somos pessoas estimadas e merecemos esse destaque. Após o convite começa o momento da preparação para a festa. Vamos ao shopping, procuramos o vestuário adequado, os sapatos que combinem com as demais peças, as meias, a gravata. Há todo um tempo de expectativa e preparação. Alguns chegam até sonhar com a festa, que já estão vivenciando aquele evento festivo.
Liturgicamente estamos sendo convidados para uma grande festa. Todos os filhos de Deus estão sendo convidados para a festa do nascimento de Jesus. Terminado o Ano Litúrgico, com a festa de Cristo Rei, começa um novo ano. Começou o tempo do Advento, isto é, o tempo de preparação para o nascimento do Menino Jesus. A partir do Primeiro Domingo do Advento estamos nesse novo tempo. Tempo de expectativa e preparação para a Festa do Natal do Senhor.
Que tempo mais agradável é o da preparação para a festa! É tempo de vigilância para não perder as oportunidades que a vida nos oferece. Oportunidades de nos prepararmos da melhor forma possível para esse acontecimento. Não podemos fazer feio, isto é, ir de qualquer jeito, mal arrumados ou fedendo a pecados. Não podemos esquecer que se trata do nascimento do Filho de Deus, por excelência.
Há dois mil anos ele nasceu em Belém num estábulo, rodeado de animais, porque o povo não se havia preparado para acolhê-lo. Bateu na porta de uma família e não havia lugar, bateu na outra e também não havia lugar, bateu numa hospedaria, mas igualmente lhe foi negado um espaço. Diante de tanto fechamento sobrou um abrigo de animais e por eles foi acolhido e aquecido com seu bafo, pois era inverno.
Certamente essa cena não se repetirá na nossa comunidade. Vejo as nossas famílias reunindo-se e fazendo as novenas para preparar a sua chegada. Vejo os jovens preparando teatros para melhor acolhê-lo. Vi a guirlanda em forma de coração sendo acesa nas comunidades para expressar essa preparação interior a fim de receber o Presente de Natal, isto é, o Menino Deus.
Como sacerdote quero me colocar à disposição de todos os que desejam retirar os entulhos do egoísmo e dos pecados a fim de preparar melhor o presépio interior. Na minha escala de valores não tenho nada de mais importante que possa me ocupar e impedir de atender a quem precisar desse abraço misericordioso vivido de modo único pelo meu Mestre Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote.
Além disso, já estão marcadas as confissões nas comunidades para essa arrumação interior. No dia 15 na Comunidade Bom Pastor, no dia 16 na Comunidade N. Senhora do Carmo, no dia 18 Comunidade Aparecida e dia 19 na Matriz. A partir das 20h estaremos com diversos sacerdotes atendendo a todos os que desejam ornar o seu presépio interior com o amor misericordioso do Pai do Céu.

Com isso e outras arrumações que a criatividade da nossa comunidade paroquial está colocando em prática certamente teremos um Natal maravilhoso, ou seja, cheio de Luz e de Vida. Grande parte da nossa comunidade estará celebrando o Natal Cristão, isto é, um Natal onde o maior presente será o Menino Deus, enchendo o coração e mente de cada um de paz, de alegria, de bondade, de fraternidade e da firme decisão de ser missionário. Decisão essa de levar o Amor de Deus.  Levá-lo para todas as casas e corações da nossa Paróquia a fim de que todos possam desfrutar das verdadeiras alegrias do Natal. 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário