quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CRISTÃOS CANSADOS

O fim do ano vem chegando e muitas pessoas estão dizendo alto e bom som: “Eu estou cansado, eu estou no limite da minha paciência, eu não aguento mais, eu preciso de férias, caso contrário, vou ter um enfarto”. Certamente estão abrindo a mente e o coração e manifestando os seus sentimentos e pensamentos cheios de sinceridade.  Eu tenho pena de todos os que se expressam dessa maneira e faço votos que tirem férias quanto antes para recarregar as baterias.
Além disso, indico a Palavra de Jesus que fala de um fardo pesado que muitos carregam desnecessariamente e por isso se cansam demasiadamente, mas que, por outro lado, aponta para um fardo leve e suave que pode dar muito maior fôlego. Trata-se do Evangelho de Mateus (Mt 11,28-30) que vem ao encontro de todos os cansados e fatigados por causa das suas inúmeras responsabilidades, cobranças e correrias.
O próprio Jesus faz um convite: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Em primeiro lugar convivendo com o meu povo vejo inúmeras pessoas que andam bem longe de Jesus. Muitos alegando não terem tempo para ele, não conseguem ir à missa, não meditam a sua Palavra, não rezam, pois as obrigações e tarefam são muitas. Claro que é um direito da pessoa andar perto ou longe de quem quiser. Eu não tenho autoridade para tirar esse direito de ninguém e nem Jesus quer tirar essa liberdade. Tanto é verdade que é assim que ele convida a assumir o seu jugo e não o impõe a ninguém.
O livro do Profeta Isaías afirma: “Cansam-se as crianças, os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar”.  Eis, queridos irmãos, uma bela orientação dada há 700 anos antes de Jesus por Isaías. Quantas pessoas que perdem a esperança em Deus e correm desesperadamente atrás de trabalho, dinheiro, prazer, poder, seguranças para encher o coração! Ocorre que o coração foi feito para Deus e não para as coisas. Por essa razão muitos cansam precocemente porque apesar de terem muito, falta o essencial, que nos ensina a viver com suavidade e leveza.  
Diante dessa realidade da tentação humana de refugiar-se em falsas seguranças, Jesus surge nesse Advento como um fardo suave e leve. Ele lança o convite para os que quiserem. Se alguém o aceita, certamente encontrará descanso. Nele encontrará orientação para a sua vida de tal forma que não precisará correr tanto para viver com dignidade. Se precisar correr terá plena consciência que ele corre junto e por isso, se sentirá bem acompanhado na maratona da vida. Essa agradável companhia tornará a vida mais leve e o encherá de força e coragem para correr com perseverança, apesar das dificuldades, até a vitória final.

Qual é o jugo ou fardo de Jesus?  Certamente é o amor. O amor a Deus e aos irmãos. Portanto, queridos irmãos cansados, eis uma dica preciosa para encontrar descanso. Parafraseando S. Paulo, quer comais, quer bebais, quer trabalheis, quer estudeis, entreis em férias ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo em nome do Senhor. Eis o segredo que alguns cristãos descobriram e por isso, vivem de uma forma leve e suave. Estão sempre dispostos a ajudar e a participar. Agarraram com seriedade e determinação o fardo de Jesus, por isso estão sempre alegres e dispostos, apesar de alguma canseira física que é natural.




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário