quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

NÃO TEMAS, EU TE AJUDAREI

Eis uma palavra que faz toda a diferença na vida de quem se sente fraco e limitado. Em sã consciência todos nós, seres humanos, em algum momento da vida nos sentimos impotentes e fracos diante dos inimigos ou das situações adversas. Envoltos nesse misto de fraqueza e medo, ao ouvir essa palavra: eu te ajudarei, a coragem aumenta e o medo tende a sair pela porta do fundo.
A criança diante do perigo se vale do choro e do pedido de socorro. Quando o pai ou a mãe a apanha pela mão e lhe diz: “não temas, pois eu estou contigo”; ela sente-se toda poderosa e desafia até leões e outros perigos. Ela pensa, o meu pai herói está comigo e por isso, não tenho razões para ficar com medo, pois o meu pai pode tudo.
O povo de Israel, cheio de medo, por causa dos inimigos que o rodeavam, se dirige a Deus, manifestando a sua fraqueza. O Senhor lhe responde com essa afirmação: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas; eu estarei contigo” (Is 41,13). Cheios dessa certeza o povo se tornou numa máquina para destruir os inimigos. Encheu-se de coragem, para lutar, pois se sentiu bem acompanhado. Não fixou o olhar nos inimigos, mas na ajuda adequada que tinha ao seu lado.
Queridos irmãos e irmãs! Quantas vezes nós também nos sentimos fracos e impotentes diante dos nossos pecados e limitações! Ao fixarmos o olhar nessas adversidades tendemos a desanimar. Neste tempo de Advento o Senhor quer nos encorajar dizendo novamente: “Não temas, eu te ajudarei”. Se as dificuldades são grandes e os inimigos muito fortes, não desanime. Entenda que se a oferta de ajuda de um colega de trabalho nos anima, quando mais deve animar-nos a promessa do nosso Deus, todo poderoso, que em hipótese alguma mente para um filho seu.
Caríssimo leitor! Quando o medo e os inimigos te assaltarem, veja bem com quem você está andando. Se você está sozinho ou mal acompanhado é claro que o medo será o teu companheiro rumo ao fracasso. Mas, se, pelo contrário, você estiver em boa companhia, isto é, com Deus, as limitações e medos existirão para que você grude sempre mais na mão Deus, certo da vitória.
Quando a consciência dos teus pecados te meterem muito medo, examine para ver se o seu companheiro de caminhada é Deus. Não é possível estar seguro caminhando só ou com qualquer um. É fundamental caminhar junto com aquele que pode destruir todos os teus pecados e, além disso, fazer deles estrume para que desabrochem as mais belas flores, ou seja, a humildade e a confiança em Deus.

O abraço de Jesus Misericordioso pode destruir todos os nossos inimigos interiores, que são os que apequenam a alma dos cristãos e nos fazem andar pela vida como homens e mulheres medrosos e derrotados. Quem tem a humildade de reconhecer as suas limitações, os seus medos e estender a mão a Deus certamente renascem para uma vida nova. Uma vida cheia de coragem e alegria no Senhor, o eterno companheiro de viagem, dos homens fortes. 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário