terça-feira, 30 de junho de 2015

AS TEMPESTADES

Na travessia dos mares da vida surgem grandes ondas e ventos fortes. Naturalmente o ser humano sentirá esses ventos e tempestades como elementos perigosos que põem em risco a sua vida. Certamente o sentimento medo, dispositivo protetor da vida, colocado pelo Criador em cada criatura, entrará em ação e levará essa vida ameaçada a se proteger de alguma forma.
Na Carta Magna dos seguidores de Cristo, ou seja, na Bíblia, encontramos passagens fabulosas sobre as tempestades da vida. Algumas são naturais e não temos o que fazer com elas a não ser enfrentá-las ou se refugiar delas quando for possível. Exemplo: os tornados americanos. Felizmente a tecnologia ajuda a prever esses fenômenos e em tempo a vida é protegida.
No livro do Gênesis (Gn 19,15-29) nos deparamos com a tempestade de fogo e enxofre sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. Diante dessa tempestade provocada pelas relações desordenadas dos homens e mulheres, daquelas cidades, a família de Ló busca refúgio no Senhor. Felizmente o encontra e consegue, em parte, salvar-se.
Em Mateus (Mt 8,23-27) o evangelista narra a travessia do mar e a tempestade que põe em risco a vida dos discípulos e Jesus mesmo, que estava no barco dormindo. Eles acordam Jesus e pedem socorro. Este reclama da pouca fé deles e ordena ao vento e ao mar que se aquietem. A natureza lhe obedece e surge a calmaria.
A princípio parece mágica, mas Jesus não é um mágico. Jesus é o nosso Salvador. Ele veio apresentar aos homens e mulheres o poder da fé em Deus, que ordena as nossas relações com a natureza e entre nós e nos leva a enfrentar a vida com serenidade. Ele não veio suprimir as ondas e tempestades naturais da vida, mas veio ensinar o poder da fé, que acalma o coração e nos leva a encará-las com serenidade.
Além disso, ele veio ensinar que Ele está dentro do nosso barco, isto é, dentro da nossa vida. Claro que ele pode estar dormindo em muitos de nós. No desejo da autossuficiência podemos deixá-lo de lado e tentar conduzir a vida à nossa maneira. Podemos até tentar cortar atalhos indevidos, agredindo a natureza, e nisto nos deparar com grandes tempestades provocadas por nós mesmos. Algumas delas podem levar-nos à morte, como ocorreu em Sodoma e Gomorra, mas sempre que recorremos a Deus ele acorda e nos socorre indicando-nos o caminho da vida e da calmaria.

Portanto, caríssimos leitores, diante das tempestades naturais ou provocadas por nós, pelas nossas escolhas equivocadas, não temos outra saída se queremos que a paz e a calmaria envolvam a nossa vida e a da nossa comunidade. A saída é Jesus. Se ele está dormindo em algum canto do nosso barco, vamos acordá-lo e peçamos ajuda. Ele é a porta que conduz à vida. Importa, portanto, acreditar nele e botar o leme na sua mão. Com essa atitude, ele nos ajudará a fazer as melhores escolhas e logo a serenidade tomará conta de nós, da família e da comunidade.





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário