sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ESTENDE A TUA MÃO

Um dos grandes problemas da humanidade, nos dias atuais, é que as mãos das pessoas tendem a se fechar. Fecham-se ou os braços cruzam-se diante das necessidades dos irmãos e dos trabalhos que urge realizar em prol da promoção humana. Com essa atitude a humanidade está sendo empobrecida. O que é pior é que as pessoas que assumem essa postura acabam com as mãos e os braços secos.
Para Iluminar essa realidade, vejamos o Evangelho de Marcos (Mc 3,1-6) onde o evangelista narra a cura do homem de mão seca libertado em dia de sábado. De fato pode ter havido uma cura física, mas o que o Evangelista quer destacar não é a cura física, que ocorreu de forma milagrosa. Ele chama a atenção para a dureza dos escribas e fariseus que colocavam as normas e a lei no centro da comunidade e o homem e a mulher a serviço dessas regras. Com isso, impediam as pessoas de ocuparem o centro da comunidade e de poderem servir e ser servidos. Dessa distorção resultava que o homem ficava de mãos atadas e tendiam a secar.
Jesus veio para apontar um novo caminho. Um caminho onde o homem e a mulher são chamados para o centro da comunidade e as normas entram como ferramentas de promoção das pessoas. As normas e leis não podes mais funcionar como ataduras que impedem de fazer o bem em dia de sábado ou no domingo, empobrecendo as pessoas e as comunidades.  
Jesus se apresenta como o nosso libertador das amarras que atrofiam as mãos, isto e, a nossa capacidade de amar e servir. Mesmo assim, depois de dois mil anos muitos líderes religiosos continuam colocando as normas na frente das pessoas e assim acabam excluindo irmãos e irmãs das comunidades por conta das leis.  
Na caminhada com Jesus podemos notar que Ele sempre colocou a pessoa humana no centro de suas atenções. Passou no mundo fazendo o bem a todos. Amou de modo especial os pecadores e mais abandonados. No final da sua caminhada deu um novo mandamento aos seus amigos: “Que vos ameis uns aos outros ... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,34-35).
Notem que em momento algum Jesus coloca a Lei acima das pessoas, mas coloca a pessoa e a Lei do Amor às pessoas no centro da sua comunidade. Afirmou em outra passagem: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”. A comunidade cristã é aquela que segue os passos do Mestre Jesus. É aquela que coloca as pessoas no centro e as ama, apesar das suas falhas e limitações.
Jesus indica que o amor é que abre as portas do paraíso e não mais a observância da lei pela lei. A lei do amor às pessoas é que devolve a elas a sua verdadeira identidade e dignidade. Uma vez que a pessoa é colocada no centro da família, das empresas e das comunidades ela se sente amada e descobre rapidamente a sua vocação. Ela tende a retribuir, isto é, a descruzar os braços e colocar suas mãos a serviço dos demais. Com isso, ocorrerá a cura das mãos atrofiadas ou ressequidas.

Uma vez que a pessoa se sente amada tende a amar também e vai se descobrindo como um grande potencial de amor. Ressurge cheia de vida, de amor caridade e alegria evangélica. Tenderá a estar sempre de braços abertos para acolher e amar os seus irmãos. Ao amar e ser amada a pessoa descobrirá a sua verdadeira identidade. Descobrir-se-á filha do Deus de Amor, que a todos ama e a chama a fazer o mesmo. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário