quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A NOSSA FUNÇÃO É SEMEAR

Vejo que muitas pessoas se angustiam porque não veem os frutos da sua semeadura ou a mudança dos filhos e das pessoas, pelas quais se sentem responsáveis. Claro que é bom poder semear e posteriormente colher abundantes frutos. Porém, quero perguntar a você querido leitor: a nossa função primeira é colher? Pela experiência da vida, vejo que inicialmente as pessoas preparam a terra e semeiam. Uma vez semeado o terreno não há nada que possam fazer a não ser confiar na força da semente que nasce, cresce e frutifica por si.
O Evangelho de (Mc 4,1-20) nos apresenta o semeador que joga a semente e confia na força dela. Uma vez que cai em terreno bom ela frutifica necessariamente a porcentuais expressivos. É função do semeador lançar a semente no coração do homem e da mulher e confiar na sua capacidade de produção. Se os corações não forem pedregosos ou cheios de preocupações mundanas a semente da Palavra será acolhida e produzirá abundantes frutos de amor e bondade. Se, ao contrário, o coração humano será incomodado pela bondade da semente.

Cabe a cada ser humano preparar o seu coração para ser terra boa. Em última instância, é a casa dele. Na própria casa manda a pessoa. Além disso, a chave está por dentro e não por fora. Portanto, caros leitores, não é nossa tarefa necessariamente colher os frutos. Os frutos dependem do terreno acolher ou não. 
O Evangelho nos apresenta o Mestre Jesus, que saiu a semear para todos os lados e lugares. Como ele é o nosso mestre, somos convidados a imitá-lo. Portanto, a nossa tarefa é semear com generosidade confiando na força da semente da palavra de Deus. Conforme o Evangelho é nossa função semear e semear, apesar da dureza e do apego às coisas do mundo de alguns corações. A Palavra, por si, é de excelente qualidade. Ela não deixará de produzir o seu efeito. Se tiver sorte de cair em terreno bom ela, a seu tempo, vai frutificar. Se não for acolhida, ela tem força de questionar e tirar o sossego dos corações endurecidos e lotados de espinhos.
Seja o terreno bom ou ruim importa que entendamos que a Palavra de Deus tem força de produção e de questionamento. Portanto, não desanimemos perante os frutos que não vemos ou colhemos. A nossa missão não é, necessariamente, de colher, mas de semear, quer agrade, quer desagrade, conforme fala São Paulo. A mãe de Santo Agostinho, Santa Mônica, semeou durante muito tempo antes de obter a conversão do filho.
Pior ainda é quando queremos colher, mas não estamos dispostos a semear a boa semente. Semeamos egoísmo e queremos colher amor e bondade. Como assim? Normalmente quem semeia as sementes do Evangelho colhe bons frutos, a princípio em esperança, e até de fato. Quem semeia maldade faz mal a si mesmo e aos outros e colherá a infelicidade.

Peçamos a graça de acolher esse convite do Jesus e sair pelas estradas da vida com a firme decisão de ser um semeador do Evangelho de Jesus Cristo e assim gerarmos esperança de colhermos um mundo mais fraterno e atencioso com os seres humanos.





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário