domingo, 8 de junho de 2014

VOCE ME AMA?

            Eis uma pergunta que os namorados fazem constantemente um ao outro. Pela via normal, não vejo ninguém que queira casar com alguém que diz que não o ama. Pode haver a união civil de alguém movida por interesses, mas, em sã consciência, não podemos chamar a isso de matrimônio. Uma vez que acabam os interesses, aquela arrumação, que muitos chamam de casamento, se desfaz como castelo de areia. Pena, que nos dias de hoje os casamentos mais parecem com arrumações do que casamentos propriamente ditos.

No Evangelho de hoje (Jo 21,20-25) Jesus pergunta a Pedro se ele o ama. O que é interessante notar no texto, é que ele pergunta três vezes se ele o ama e não apenas uma vez. Claro que os namorados perguntam não apenas 3 vezes, mas centenas de vezes um ao outro. Por que essa insistência na pergunta? A meu ver tem um sentido muito bacana. Tanto Jesus como os namorados querem uma certeza de que a pessoa vai perseverar na missão. Só os que amam são capazes de levar avante a missão, mesmo que as dificuldades apareçam.

A esposa que ama a Jesus, mesmo que o marido não seja lá essas coisas, normalmente ela é criativa e persevera buscando a santificação do mesmo. Marido que ama a Deus é capaz de dar o perdão mil vezes à sua amada buscando atraí-la para si, para os filhos e para Deus. Mãe que ama a Jesus é capaz de ficar a noite inteira junto ao seu bebê doente e assim mesmo continuar sorrindo na manhã seguinte. Sacerdote que ama a Jesus é capaz de enfrentar perseguições, calúnias, mas não desiste de cuidar dar suas ovelhas.

Ao contrário, aquele que não ama a Jesus não consegue assumir a missão de cuidar da esposa, do marido, dos filhos e dos irmãos. Pode assumir por alguma conveniência ou interesse, mas logo que esses acabam ou as dificuldades aparecem ele desiste da missão de cuidar. Abandona a pessoa dizendo que não a ama mais ou que o amor acabou. Acabou porque nunca houve o amor a Deus, que leva a cuidar do outro por mais difícil que seja, para sempre. Houve apenas interesses, que são momentâneos e temporários.

Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava. Com isso ele estava procurando saber se ele estava decidido a selar uma aliança com ele para sempre e não apenas por algum tempo. Pedro respondeu positivamente e foi capaz de cuidar das ovelhas de Jesus até o fim da sua vida. Apesar das perseguições, prisões e condenações Pedro foi fiel até a sua morte de cruz. Este homem aparece, junto com S. Paulo, como uma das colunas que sustentam a Igreja de Jesus, da qual nós fazemos parte.

Hoje Jesus continua perguntando a você meu irmão batizado: Você me ama? Ele está perguntado a você marido ou esposa: Você me ama?  Está perguntando a você religioso ou sacerdote: Você me ama? Dependendo da sua resposta positiva ele vai te confiar a missão de cuidar do outro para sempre e não apenas por alguns momentos interessantes e assim edificar a sua Igreja.  

Se a sua resposta for negativa, entendo eu que melhor seria você não se casar, não ser religioso e ou sacerdote. Espere que a Graça de Deus te atinja a fim de que você compreenda que nasceu para amar a Deus e, consequentemente para cuidar dos seus irmãos; solteiro ou casado, na vida religiosa ou sacerdotal.



 

Pe. Arlindo Toneta – Pároco

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário