quinta-feira, 26 de junho de 2014

JESUS REZA POR NÓS

Não é raro recebermos pedidos do povo. Pedidos estes para que visitemos os doentes, para que benzamos as casas, para que abençoemos os filhos, as alianças de noivado e de casamento, para que rezemos pelo filho que fará vestibular, para que aquela cirurgia corra bem, etc, etc. O povo procura, sobretudo, a nós sacerdotes para que rezemos em favor de todos os motivos que mencionamos acima e para muitos mais.

Com isso não estou fazendo alguma crítica ao povo que confia em nós sacerdotes. Em primeiro lugar, quero dizer que o povo está coberto de razão. A própria Palavra de Deus diz: “Alguém está doente, chame os sacerdotes para que rezem em favor do doente ...” (Tg 5,13ss). O povo, cheio de fé, procura-nos pedindo conselhos, orações e bênçãos. Feliz do povo que pode contar com sacerdotes atenciosos que o atende nas suas necessidades!

Em segundo lugar, quero apontar para a verdade do Evangelho desses dias. No capítulo 17 de João - oração Sacerdotal de Jesus - que estamos meditando nessa semana, nos damos conta que Jesus reza pela sua comunidade para que não se divida e não seja preza fácil da maldade do mundo. Mais do que isso, ele reza não apenas para aquela comunidade, mas por todos nós que cremos e os que ainda irão crer. Que apoio fantástico nós temos, queridos leitores!

Temos o apoio, a oração e as bênçãos não apenas dos nossos padres e líderes espirituais, mas temos isso e muito mais do nosso querido irmão Jesus. Jesus, Deus encarnado, está rezando por nós queridos irmãos. Ele está rezando ao Pai por mim e por você, que já temos a graça de crer, para que nos mantenhamos unidos no amor, mesmo com as nossas diferenças culturais e modos diversos de assimilar a sua Palavra.  Um Deus reza por nós que estamos no meio das tentações, de todos os tipos, para que não sejamos engolidos por elas e venhamos a ser anti-testemunhos na sua comunidade. 

É fantástico notar que Jesus não reza apenas por aqueles que já cremos, mas por todos aqueles que ainda não creem, mas que acolherão à sua Palavra. Temos, portanto, um Deus que reza por todos os que irão acolher a sua Palavra que nós somos convidados a levar às periferias da vida humana. Temos a força da oração de Jesus que nos sustenta diante das tentações e dos desânimos da nossa vida. Temos o TNT (Trinitrotolueno – base da dinamite) da oração de Jesus que nos empurra para os nossos irmãos e irmãs que ainda não creem. Portanto, queridos irmãos e irmãs missionários, eis a nossa alavanca para as missões permanentes.

Queridos irmãos e irmãs católicos! Importa que abramos as nossas mentes e corações para que a oração de Jesus fecunde a nossa vida. Quantos católicos quase que estéreis não por culpa de Jesus, mas por conta do seu fechamento no egoísmo! Estamos no tempo favorável. Jesus está rezando por todos os católicos a fim de que abram as suas mentes e corações e deixem a sua oração fecundá-los e animá-los.

Pensem um pouco comigo. Vejo tantos católicos mais fortes com a minha pobre oração e com a minha simples bênção. Quantas maravilhas acontecem nas famílias, nos casamentos, nas empresas, juntos aos doentes com a nossa bênção sacerdotal! Imaginem então com a bênção e a oração de Jesus!

Será que nós temos fé nas palavras e na oração de Jesus? Acredito que muitos por ignorar essa boa notícia do evangelho correm atrás de todas as crendices e enganações do mundo e, por isso mesmo, são mornos. Caro irmão e irmã! Se assim estiver acontecendo, é tempo de conversão e acolhimento da oração de Jesus. Acolhimento da oração de Jesus para curar a alma doente e levantar o ânimo missionário

 

Pe. Arlindo Toneta – Pároco
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais – PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário