sábado, 26 de abril de 2014

PESCAR


Sair para pescar pode ter várias motivações e nem sempre as melhores. Alguns saem porque estão estressados e querem livrar-se desse mal, descontando nos peixes. Outros saem com segundas intenções, isto é, para beber, para afastar-se dos problemas familiares, para curtir os amigos, etc.
No Evangelho de João (Jo 21,1-14) vemos alguns discípulos de Jesus que decidem sair para pescar. Estavam atordoados com a morte do seu Mestre, quem sabe decepcionados nas suas expectativas e decidem retornar à antiga profissão de pescadores. Pescam a noite inteira e não apanham peixe algum. Pela manhã, já desanimados com o insucesso na pescaria, estavam retornando à praia quando um indivíduo os orienta para lançarem a rede no lado direito da barca. Fizeram isso e apanharam grande quantidade de peixes.
Nessa altura do campeonato muitos pescadores certamente estão pensando em convidar esse cara para as próximas pescarias a fim de obter melhores resultados. Não quero decepcioná-los, mas o Evangelho não está querendo ensinar aos pescadores onde estão os peixes para os mesmos poderem apanhá-los de forma abundante. Ele está querendo ensinar algo muito mais importante a todos os discípulos e discípulas de Jesus, que trabalham na sua Igreja.
A grande tentação de muitos discípulos, sobretudo quando decepcionados em relação a Deus, é pescar de noite, isto é, sem Deus e a sua orientação. Por melhor que seja o indivíduo e a sua patota de colegas, os resultados podem não ser bons. Tanto é verdade, que os discípulos pescaram a noite inteira e nada apanharam, apesar de serem pescadores experientes. Logo que acolheram Jesus e a sua palavra houve uma mudança fantástica. Passaram da noite para o dia.  A pescaria foi abundante e cheia de animação.
Queridos leitores! Quantos de nós nos decepcionamos com Deus! Uns porque perderam a esposa, marido ou filho de forma trágica e inesperada. Na sua dificuldade de acolher e aceitar esse mistério da morte, revoltam-se contra Deus e o abandonam. Resolvem conduzir a vida sem a sua Palavra. Abandonam a Igreja e a comunidade. Decidem trabalhar de noite. Por mais que batalhem, lutem, tentem, os resultados podem ser frustrantes e inúteis. A pessoa só voltará a ter paz, a pescar com eficácia, somente quando se abrir para acolher a Palavra de Jesus que diz: ‘’Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que se alimenta de mim viverá eternamente’’.
Quantos irmãos que perdem o emprego, que são assaltados nos seus bens, que perdem a saúde se sentem decepcionados com Deus porque não atendeu as suas expectativas humanas! Resolvem conduzir a vida do seu jeito, ou seja, sem a orientação de Deus e da sua Palavra. Jogam a rede para todos os lados, mas não apanham nada de bom que os leve a sentir-se bem e realizados. Somente quando se abrem novamente para Deus e a sua Palavra é que obterão sucesso e a sua fome será saciada, com os manjares por Ele preparados.

Penso que depois do exposto, todos entenderam de que pescaria o evangelho está falando. Em suma, ele está querendo dizem que trabalhar na Igreja sem Deus e a sua Palavra é trabalhar de noite e trabalhar de noite leva a inúmeras decepções. Por melhor que seja a nossa comunidade, se faltar Deus e a Luz da sua Palavra esta comunidade está fadada ao fracasso, mesmo que tenha uma boa economia ou uma administração atualizada. Da mesma forma, uma família, grupo de jovens ou adultos que deixa de lado a meditação da Palavra de Deus não tarda a entrar na noite e no fracasso.   




Pe. Arlindo Toneta - Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário