sábado, 5 de abril de 2014

FIRMES NO ESSENCIAL


    Meditando o Evangelho (Mc 12,28-34) entendo que Jesus está ensinando que precisamos ter clareza no que é essencial em termos de religião, caso contrário nos perdemos no emaranhado legal. No campo civil e no religioso somos muito fecundos no que diz respeito à produção  de leis, normas, proibições e outras exigências. O pior de tudo é que produzimos tudo isso, a maioria das vezes, para dominar, para enredar, para assegurar as nossas ideias e convicções e não para libertar os irmãos a fim de que voem para o alto e para Deus, conforme a sua vocação original.
O Papa Francisco nos recorda na sua Exortação Apostólica que os preceitos dados por Jesus e pelos Apóstolos ao povo de Deus são pouquíssimos. O Evangelho de hoje os apresenta bem. Lembra Santo Agostinho que ensinava que os preceitos adicionados posteriormente pela Igreja devem se deve exigir com moderação, pois não são a essência do Evangelho (43).
Lamentavelmente, quantas e quantas vezes nós sacrificamos o Essencial exigindo dos outros o cumprimento de normas e leis secundárias. Faltamos de caridade para com o próximo, que é a maior virtude teologal, com o intuito de exigir o cumprimento de leizinhas que mais que edificar a Igreja de Jesus a denigrem.
Por isso, o Evangelho de hoje nos desafia a colocar todo o nosso entendimento, todo o nosso coração, toda a nossa vontade no único preceito deixado por Jesus, isto é, no Amor. Amor que se desdobra em duas hastes que juntas formam a cruz de Cristo. A haste vertical: Amor a Deus e a haste horizontal: Amor aos irmãos. Em outras palavras o Essencial é o Amor que nos leva a ser Cruz voltada para Deus, em primeiro lugar, e porque voltados para Deus, de braços abertos para os seus filhos a fim de acolhê-los no amor.
Todas as demais leis e normas deveriam convergir para isso, se verdadeiramente somos seguidores de Jesus de Nazaré. Se não conduzem para responder ao amor de Deus e de todos os irmãos não são cristãs e deveriam ser deletadas do nosso plano de vida cristã.

Um abraço a todos vocês que procuram viver na essência do Evangelho.





Pe. Arlindo Toneta - Pároco - 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança - Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário