sábado, 21 de dezembro de 2013


A ALEGRIA DE AJUDAR

O homem e a mulher nasceram para ajudar e ser ajudados. Quando pequenos, sobretudo, necessitamos muito da ajuda dos pais e dos irmãos mais velhos, da babá e dos professores. Logo que desabrochamos para a juventude descobrimos a grande alegria de poder ajudar. Ajudar a criança, ajudar os pais, ajudar os professores, ajudar o colega, ajudar o idoso, enfim, ajudar.  Em contrapartida, o egoísmo leva muitos a abandonar essa belíssima vocação e colhem a tristeza e a depressão.

Confesso que estou muito feliz porque com 16 anos tomei a decisão de ser sacerdote, para estar a serviço do povo e especialmente dos mais necessitados. Quando, por algum motivo, não reparti a minha vida e não servi, me senti mal e cheio de tristeza. Com isso, descobri que a tristeza acompanha, sobretudo, os que não se dispõem a servir a sua família e a sua comunidade.

Deus não se alegra com a tristeza dos seus filhos e filhas. Por conta disso, enviou o seu filho Jesus a fim de nos ensinar o caminho da felicidade. O próprio Deus saiu de sua glória e assumiu a nossa condição humana para estar no meio de nós como aquele que serve. Ele armou a sua tenda no meio do povo e a todos ensinou que o caminho da felicidade passa, necessariamente, pela partilha e pelo serviço.

O nosso querido papa Francisco, nesses dias, brindou-nos com uma Exortação Apostólica intitulada Evangelii Gaudium, isto é, a alegria do evangelho. Com ela ele nos adverte dos perigos do egoísmo consumista e nos convida a sermos uma Igreja com cara de Domingo de Páscoa, isto é, uma Igreja cheia de alegria e festa. Mas isso só será possível seguindo as pegadas do nosso Natal, isto é, de Jesus, que veio para servir.  

Como pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança, quero agradecer a todos os que de alguma forma se empenharam na edificação desta comunidade. Os funcionários, os voluntários, os padres e religiosos, os dizimistas, os catequistas, os encarregados dos diversos serviços paroquiais, isto é, na Matriz e nas Comunidades.
Peço ao Menino Deus, que encha o coração e a tua casa de alegria e paz. Que essa alegria não se limite ao dia 25 de dezembro, mas esteja presente em todos os dias do ano de 2014, que já está batendo à porta!  Junto com a alegria traga saúde e vontade firme de continuar investindo no bem e ajudando outros a se engajarem nessa maravilhosa empreitada, isto é, de construir uma comunidade fraterna e solidária.

Que Nossa Senhora da Boa Esperança cubra, com o seu manto materno, a você e a sua família e os conserve amigos de Deus e dos irmãos!
Feliz Natal a você e um Maravilhoso ano de 2014, cheio de oportunidades para servir e se alegrar, são os votos do pároco, Pe. Arlindo Toneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário