terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Refl. Ev. 1219 (Lc 5, 17-26)


Deus quer curar o homem todo.

Num desses dias, ele estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?” Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo? O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda?’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra… eu te ordeno – disse ao paralítico –, levanta-te, pega tua maca e vai para casa”. No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram admirados e glorificavam a Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje coisas maravilhosas” (Lc 5,17-26).

O episódio de hoje revela que o amor do Pai deseja atingir o homem todo. Para que isso ocorra fica a exigência da fé da comunidade e ou da pessoa mesma. Jesus vendo a fé da comunidade que conduziu o doente até Jesus curou o mesmo. Não se limitou a curar as feridas visíveis, mas adentrou o ser humano e curou o seu coração ferido pelo pecado. Em outras palavras, curou o homem todo.

Jesus não lhe deu uma esmolinha para se livrar do pedinte, mas o curou para que pudesse assumir a sua história. Habilitou-o para que pudesse carregar a sua vida com autonomia, sem maiores auxílios da comunidade. Podia ter lhe dado uma sexta básica para criar um dependente, mas não. Ele lhe deu condições para que pudesse correr atrás das suas necessidades básicas.

Primeiro o curou na dimensão espiritual dizendo: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Sim, queridos irmãos. Muitas vezes o que torna uma pessoa doente e  incapaz, são os seus pecados e a fraqueza espiritual. Não é suficiente dar-lhe terra ou um apartamento. O indivíduo necessita de base humana e espiritual para ficar de pé  e poder administrar a sua vida com responsabilidade e autonomia.  

Em segundo lugar, Jesus o curou na sua dimensão física dizendo: “Levanta-te, pega o teu leito e vai para a tua casa”. Com a graça de Deus circulando nas suas veias, mais facilmente o homem levantou-se com saúde e assumiu a sua cama e a sua casa com grande alegria.

Como pudemos ver, Jesus curou o homem todo e não apenas o físico como ocorreu com uma equipe médica que tratou de uma menina que atentou contra a própria vida ingerindo soda caustica. Ela deu entrada no hospital e toda a equipe se empenhou para recuperá-la com inúmeras cirurgias restauradoras da sua traqueia e esôfago. Depois de tanta luta estavam felizes porque o sucesso estava à vista. Depois de 3 meses lhe deram alta para que retornasse ao convívio com a família. Três dias depois ela deu entrada no pronto socorro com um segundo atentado contra a própria vida. Só então se deram conta que havia feridas mais profundas que deveriam ser tratada junto com a dimensão física.

Peçamos a graça de neste período de Advento aproximar-nos de Jesus cheios de fé a fim de que Ele nos cure integralmente e nos capacite para assumirmos a nossa vida e missão de cristãos. Falando nisso, quero recordá-los que no dia 12, quinta feira próxima, nós estaremos fazendo um mutirão de confissões com diversos sacerdotes atendendo na Matriz a partir das 20h.  Jesus aguarda a todos para envolvê-los com o seu abraço de perdão misericordioso.

 
Pe. Arlindo Toneta – Pároco –
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário