quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Refl. Ev. 1215 (Lc 21,12-19)



Não perder as oportunidades.

“Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!” (Lc 21,12-19).

Boa tarde gente de Deus!

Todos nós procuramos oportunidades. Oportunidades de negócios, oportunidades de fazer uma boa compra, oportunidades de casar com uma boa menina ou um bom menino, oportunidades  de melhorar no emprego, etc. Estamos vigilantes para não perder essas oportunidades que surgem na nossa caminhada. Quando as perdemos normalmente, lamentamos, pois essa boa oportunidade foi-se e não volta mais.

No Evangelho de hoje Nosso Senhor Jesus Cristo fala de oportunidades. Prestemos a atenção para não perder mais algumas entre tantas que já perdemos deixando-nos frustrados. Fala de oportunidades de testemunhar a nossa fé. Quando aparecem essas oportunidades? Aparecem a toda hora, mas especialmente nos momentos difíceis da nossa vida. Quando perdemos o emprego, quando o marido que escolhemos não é tão bom, quando a esposa ou marido nos trai, quando somos criticados injustamente, quando somos caluniados, quando ficamos doentes, quando somos perseguidos por causa da Deus. 

Diante dessas e outras mil adversidades da vida humana temos excelentes oportunidades para manifestar a nossa Fé em Deus. Temos ótimas ocasiões para mostrar aos descrentes a força da nossa fé e assim evangelizarmos o mundo. Não podemos apenas lamentar o mal reinando absoluto e lavar a nossas mãos à maneira de Pilatos. Podemos apresentar a outra face, isto é, a força da nossa Fé que expulsa o mal e semeia o bem e a bondade.
           
Além disso, podemos fazer isso com alegria, conforme a Exortação Apostólica (Evangelii Gaudium) do papa Francisco, porque Deus nos assistirá, particularmente nesses momentos, com palavras acertadas e sábias que ninguém poderá rebater. Com o carinho de Deus poderemos mostrar que somos católicos convictos e movidos pela Fé e assim não perder essas ocasiões fortes para disseminar o Evangelho de Jesus. 

Que o Senhor nos faça Cristãos vigilantes para aproveitar de todas essas oportunidades para vender o peixe precioso da Fé em Jesus Cristo, tão necessários na nossa Igreja.




Pe. Arlindo Toneta - Pároco
- Paróquia N. Sra. da Boa Esperança - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário