terça-feira, 19 de novembro de 2013

Refl. Ev. 1210 (Lc 17,20-25)

O Reino de Deus está no meio de vós.

Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’, ou: ‘Está ali’, pois o Reino de Deus está no meio de vós”. E ele disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: ‘Ele está aqui’ ou: ‘Ele está ali’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração” (Lc 17,20-25).

O Reino de Deus Jesus já o havia apresentado com diversas comparações a fim de despertar a mente e o coração humanos dos judeus para essa realidade que estava no meio deles. Ele o comparou com o fermento que está no meio da massa a fim de levedá-la inteiramente. Ele o comparou com um grão de mostarda para dizer que um simples gesto de amor pode produzir um grande efeito positivo nas nossas relações humanas.  No mesmo capítulo 13 do Evangelho de Mateus, Jesus afirma que o Reino dos Céus é como uma lavoura de trigo no meio da qual cresce o joio também. Com isso indica que o bem e o mal crescem juntos e são parecidos, mas pelos frutos serão conhecidos e a sorte de um e do outro será bem diferente. Afirma também que o Reino dos Céus é como um tesouro escondido e que alguém o descobre e por isso, vende todos os seus tesourozinhos para comprá-lo.
Enfim, Jesus está dizendo que o Reino dos Céus não está aqui ou ali, como um fato ou um território visível aos curiosos olhos humanos. Jesus afirma que o Reino dos Céus está no meio de nós e pode ser identificados pelos olhos que buscam a Sabedoria de Deus, antes que satisfazer curiosidades puramente humanas. Afirma que o Reino dos Céus pode ser visualizado na bondade que se faz serviço e lava os pés do semelhante. Pode ser notado no pastor que incansavelmente vai atrás do irmão perdido para curar as suas feridas, para carregá-lo no colo e conduzi-lo para a comunidade com alegria e festa. Pode ser identificado na palavra de perdão misericordioso que tanto bem produz num coração ferido machucado e doente.
Particularmente pode ser visto, ouvido e acolhido na pessoa de Jesus, que é a maior manifestação visível do Reino de Deus, que vive e caminha no meio de nós. Passou no mundo fazendo o bem a todos e, após a sua morte e ressurreição, continua realizando maravilhas no coração dos homens e das mulheres de boa vontade. Quanto bem ele já realizou através da sua Igreja, que já está no terceiro milênio!
Querido leitor! Fazemos votos que os teus olhos batizados identifiquem o Reino de Deus, que está no meio de nós. Rezamos para que você o acolha a cada dia produzindo os frutos que saciam os corações humanos, sedentos de amor e verdade.




Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário