sábado, 2 de novembro de 2013

Refl. Ev. 1204 (Jo 11, 17-27)

Jesus é a ressurreição e a vida.

Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias. [...] Muitos judeus tinham ido consolar Marta e Maria pela morte do irmão. Logo que Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada, em casa. Marta, então, disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Jesus respondeu: “Teu irmão ressuscitará”. Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar, na ressurreição do último dia”. Jesus disse então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” Ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo” (Jo 11,17-27).

Diante do fato da morte de um ente querido, que choca a cultura antiga e a atual também, Jesus ilumina a questão com uma afirmação forte, dizendo: “Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”.
O Filho de Deus está dizendo que ele é a ressurreição e a vida e quem crê nele não morrerá jamais. Como seres mortais desejosos de não morrer nunca fica a possibilidade de grudar nele e não morrer jamais, uma vez que ele é a ressurreição e a vida.
Na data em que a Igreja celebra todos os mortos que tantas saudades deixaram em nossos corações é de fundamental importância acolher e viver essa Boa Nova do Evangelho e celebrar a vitória dos nossos irmãos junto a Jesus Ressuscitado. Eles não são mais condenados à morte, como entendem os que não possuem fé. Com Jesus Ressuscitado os nossos irmãos e irmãs, que tanto amamos, estão vivos celebrando o banquete da vida, onde não mais há sofrimento, dor, e luto, mas sim vida em plenitude. Nós também, de alguma forma, já somos vitoriosos com Cristo Ressuscitado. 
Portanto, queridos irmãos e irmãs, celebrar o dia dos mortos, para nós cristãos, não é mais um dia de tristeza, mas sim de vitória e alegria. Estamos celebrando a vitória de nossos entes queridos. Eles já estão no colo de Deus, de onde vieram e agora repousam nele para sempre. Num dia desses o Pai passou pela terra e carregou no colo os nossos irmãos e irmãs para assumirem o seu lugar no Banquete do Reino. Eles estão na paz de Deus intercedendo em favor de cada um de nós a fim de que sigamos os passos do Filho de Deus e cheguemos, um dia, a ocupar o nosso lugar no Céu.
Que a fé em Jesus, que é  a Ressurreição e  a Vida, nos leve a participar da alegria dos nossos irmãos e irmãs que já estão no Banquete do Céu!




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário