sábado, 2 de julho de 2016

CIDADÃO PINHAENSE (GRATIDÃO)


É com orgulho e grande emoção que compareço a esta casa do povo, para receber este honroso título de Cidadão Honorário de Pinhaense.
Quero saudar o Prefeito Luisão e seus colaboradores, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Hartkopf e demais vereadores, as autoridades civis, militares e religiosas aqui presentes. Quero saudar, de modo especial, a vereadora Cecília Padovan, que me indicou para receber essa honraria. Quero saudar, de todo o coração, o povo querido dessa comunidade, que aqui está representando a minha comunidade paroquial, que o Senhor me confiou para cuidar.
Após essa saudação, quero agradecer inicialmente a Deus a oportunidade que está me dando de servir o povo da paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança de Pinhais - PR, instalada em fevereiro de l967 e que teve como primeiro Pároco o colega Pe. Afonso Pastore, fundador do Encontro de Casais Com Cristo (ECC). Por isso mesmo, a paróquia está celebrando as suas bodas de ouro e, além disso, é a mãe das demais paróquias de Pinhais.
Meditando o Evangelho, vejo o meu Mestre Jesus, em constante atividade em favor dos doentes, dos excluídos, das crianças e dos pobres. Inspirando-me nele procuro diuturnamente levar em frente essa missão cristã. Missão essa tão necessária nos dias de hoje onde o povo parece um rebanho de ovelhas com pouca gente disposta a cuidá-lo.
Em Mt 28, 18-20 encontramos o texto onde Jesus fala aos seus: “Toda a autoridade sobre o céu e a terra me foi entregue. Ide, portanto, e fazei que todas as gentes se tornem discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo e ensinando-as a amar. E eis que eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”.
Acolhendo com carinho esse envio de Jesus, apesar das minhas falhas e pecados, que não são poucos, tenho procurado acolher a todos com ternura e misericórdia, particularmente neste ano de 2016 em que o Papa Francisco nos pediu para destacar o coração misericordioso de Deus, que não se cansa de perdoar.
Além disso, cuidamos para que todos os nossos paroquianos se tornem discípulos de Jesus ensinando as crianças a amar, semeando nos jovens os valores humanos e cristãos, ajudando os casais a colocar Deus no coração da família, para que tenhamos núcleos familiares servidores e consequentemente todo um município de homens e mulheres que pensam e agem em favor do bem comum. Felizmente notamos que o amor entre os irmãos está crescendo.
Agradeço, com muito afeto, o meu pai, Luiz Tonetta e a mãe, Maria Éberle Tonetta, que com sabedoria e determinação educaram os 16 filhos para Deus e para o serviço da família e da comunidade Por isso, 11 se consagraram á família e 5 à Igreja.
Quero agradecer aos vereadores, especialmente, à Cecília Padovan, pela honraria concedida à nossa paróquia, na minha pessoa. Que Deus os pague, e mais do que isso, os pegue para servir sempre mais o seu povo.
Novamente quero agradecer ao Prefeito e toda a sua equipe, as autoridades presentes e a todo o povo da minha paróquia, por todo o bem que está sendo feito em favor das pessoas desse município.

Para finalizar o ciclo de minhas palavras quero lembrar a todos que Deus considera feito a ele tudo o que fizermos aos irmãos e às irmãs. Portanto, não nos cansemos de fazer o bem, pois o bem nos faz bons e nos abre as portas do paraíso. 







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário