sexta-feira, 8 de julho de 2016

A CURA DAS RAIZES FAMILIARES

Olhando um pouco para a realidade familiar vemos exemplos maravilhosos, que nos impressionam e animam a lutar para a santificação das demais famílias que se distanciaram de Deus e da sua Igreja, criando um verdadeiro inferno familiar.
Diariamente encontramos casais e famílias em verdadeiro estado de guerra declarado. O marido contra a esposa, esposa contra o marido, filhos contra os pais e pais contra os filhos. Como viver num ambiente desses? Seguramente as pessoas não se sentem bem e procuram subterfúgios tais como: Vícios, bebedeiras, baladas, ativismo, trocas de maridos ou esposas, etc. Infelizmente tudo isso não realiza e santifica a família, mas, ao contrário a destrói e torna as pessoas doentes e infelizes.
Diante dessa triste realidade, qual é a solução? A Palavra de Deus e a família de Camilo nos apontam dois caminhos, que a nosso ver, merecem toda a nossa atenção.
1- Buscar o Senhor. Vemos a mãe de Camilo, Camila Campelli, buscando o Senhor, indo na missa diariamente a fim de estar próxima de Deus, alimentando-se da Eucaristia e da sua Palavra. No Evangelho, vemos Maria buscando a vontade de Deus o tempo todo. Portanto, duas mulheres que procuraram o tempo todo beber no poço da vida, isto é, Deus.  
2- Apresentar os filhos ao Senhor. Camila diariamente apresentava o seu filho Camilo ao Dono da vida. Compreendeu que ele era um presente do Céu.  Logo que nasceu procurou batizá-lo a fim de que crescesse à sombra de Deus. Quando teve um sonho onde via o filho liderando um grupo com a cruz vermelha apresentou a Deus a sua preocupação, pois imaginava que lideraria um grupo de bandidos. Deus o fez líder dos servidores dos enfermos. Na Palavra de Deus vemos Maria indo ao templo para apresentar o seu filho a Deus e à comunidade.
Resultado dessas duas atitudes dos pais:
Os pais e os filhos expulsam todo tipo de egoísmo que estragam grande parte das nossas famílias. Não que consigam uma família perfeita, mas a caminho da fraternidade e da santidade.
Pais e filhos crescem no amor e no respeito para com a família. Os filhos são capazes de obedecer aos pais, pois entendem que eles são uma dádiva de Deus, dada gratuitamente a eles. Compreendem que sem os pais eles não existiriam. São, portanto, gratos pelos pais. Os pais acolhem os filhos como dádivas do Céu.
Além disso, pais e filhos, se dão conta que não são perfeitos e descobrem a misericórdia de Deus. Por isso mesmo, procuram ser misericordiosos e caridosos uns com os outros assim como o Pai do Céu o é com todos os seus filhos e filhas.

Em suma, os filhos e os pais crescem em idade sabedoria e graça diante de Deus e diante das pessoas, edificando uma família fraterna e servidora, a caminho da santidade.







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário