terça-feira, 18 de março de 2014

Refl. Ev. 1243 (Mt 23,1-12) 18/03/14


Os grandes servem.

Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei [...]. Quanto a vós, não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23,1-12).

Jesus está combatendo fortemente a hipocrisia dos escribas e fariseus que amarram pesados fardos sobre os demais, mas eles não os tocam nem com a ponta do dedo, isto é, não vivem nada daquilo que ensinam. Falam e ensinam somente para serem visto e elogiados pelos homens, para receberem aplausos dos ouvintes, mas o ensinamento deles não traduz a sua vivência. Por isso mesmo, o seu ensinamento não atrai e não convence. Ele deve ser imposto aos ouvintes. Eles ensinam, mas não possuem autoridade.
Jesus convida os seus seguidores a procurarem um lugar de serviço antes do que um lugar para aparecer. O serviço amoroso dispensado gratuitamente em favor do próximo possui um poder de atração enorme a ponto de incomodar os acomodados. Por outro lado, os homens e mulheres de boa vontade são arrastados por essa fala silenciosa, que traduz o amor de Deus encarnado em Jesus de Nazaré. Jesus cobra dos seus seguidores essa coerência que convence e atrai ensinada com sua vida e palavra.
Estamos vivendo o tempo da quaresma, tempo propício para a mudança e conversão. Examinemos, portanto, o nosso modo de vida para identificar possíveis hipocrisias e peçamos a coragem de alinhar a nossa vida com o Evangelho de Jesus. Busquemos estar na Igreja e nas comunidades para servir e não para aparecer ou para nos acomodar. Liderar no serviço e pregar servindo é a proposta de Jesus para os seus amigos e amigas que desejam ser grandes.
Um abraço a você que acolhe o ensinamento de Jesus e procura traduzi-lo com a vida e a palavra.






Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário