sábado, 15 de março de 2014

Refl. Ev. 1242 (Mt 5,43-48) 15/03/14


Amar os inimigos

Disse Jesus aos seus discípulos: “Tendes ouvido o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,43-48).

Diante da proposta judaica de amar os amigos e odiar os inimigos Jesus lança o seu novo mandamento, com a exigência de amar os que mais precisam, isto é, os inimigos e não os amigos. Amar os amigos é a coisa mais fácil. Até os malvados são capazes disso, ou seja, de amar os seus amigos. A grande marca e novidade da Religião vivida e pregada por Jesus é a de amar os que se opõem ao nosso modo de penar e agir. Amar os do contra, os que nos odeiam, os que nos prejudicam, os que falam mal de nós, os que tentam derrubar-nos, os fofoqueiros, os que nos roubam, em suma os nossos inimigos.
A proposta de Jesus é o único caminho que pode acabar com as discussões e as guerras. Normalmente o ódio trás ódio, o mal atrai o mal. Com isso a corrente da maldade vai crescendo e fazendo as suas vítimas. Jesus está ensinando a interromper essa corrente que vai criando o inferno na nossa vida, nas nossas famílias e comunidades. O amor aos inimigos nocauteia o mal e interrompe a escalada da violência e da morte. Onde o ódio abunda o amor misericordioso faz nascer a paz e a vida nova. Com isso, o Céu pode começar em você, conforme nos fala o nosso monge Anselmo Grun.
Que o Senhor nos ajude a acolher a proposta de Jesus expulsando o mal e acolhendo o amor que envolve a todos, particularmente os que ainda não sabem amar!






Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário